Com inauguração programada para novembro, o Hospital Universitário da Furb (HU), em Blumenau (SC), oferecerá pronto-socorro com funcionamento 24 horas, com capacidade para realizar até cinco mil atendimentos por mês — um aumento de 30% na oferta de pronto-atendimento da cidade.
A abertura da unidade se viabilizou por meio de uma parceria estratégica entre a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o Instituto Maria Schmitt (IMAS), responsável pela gestão do hospital. O contrato foi assinado nesta segunda-feira, dia 29, estabelecendo que o IMAS será responsável pela operação da unidade, incluindo a contratação de profissionais, aquisição de equipamentos e insumos, e o credenciamento junto aos órgãos reguladores.
Segundo a Prefeitura de Blumenau, o investimento mensal será de R$ 1,5 milhão para ampliar os serviços de saúde oferecidos pelo SUS. O aporte financeiro será fundamental não apenas para viabilizar o pronto-socorro, mas também para a realização de cerca de 350 cirurgias eletivas, 400 cirurgias ambulatoriais e diversas consultas em especialidades médicas.
“O que estamos concretizando hoje é um marco histórico para Blumenau. Entregue em 2012, o Hospital Universitário da Furb ainda não havia cumprido o propósito original. Hoje, tiramos este projeto do papel e o transformamos em uma solução real para a nossa cidade. Estamos investindo em um novo hospital que está pronto para atender a nossa população, reduzir filas e resolver gargalos na saúde. A saúde sempre foi, e continuará sendo, uma prioridade absoluta para a nossa gestão. O que estamos anunciando hoje é a prova do nosso compromisso com a qualidade de vida da nossa gente”, afirmou o prefeito Egidio Ferrari durante a cerimônia de assinatura do contrato.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, informou que o convênio com o HU será formalizado nos próximos dias. Segundo ele, o novo hospital atenderá uma expressiva demanda por cirurgias de pequeno e médio porte, como as ortopédicas, urológicas e ginecológicas.
“Além das cirurgias, planejamos firmar convênios para a realização de exames de imagem, como raio-x, tomografia e ultrassonografia, contribuindo para a redução das filas de espera nos serviços de diagnóstico por imagens”, ressaltou Rafael.
Foto: Giovanni Silva/PMB