Pular para o conteúdo
CULTURA

Balneário Camboriú inicia elaboração do novo Plano Municipal de Cultura

Balneário Camboriú

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) deram início à elaboração do novo Plano Municipal de Cultura (PMC), com um cronograma de atividades que inclui consultas à comunidade. O plano, que terá duração de dez anos, funcionará como um guia estratégico para a execução da política cultural na cidade, com ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo.

De acordo com o cronograma, entre outubro e dezembro de 2025, o plano será alinhado com as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura, e será lançada uma consulta pública online. Em janeiro de 2026, a população poderá preencher um formulário com questões sobre metas e ações culturais.

Além disso, serão realizados dez encontros temáticos e territoriais, chamados Encontrão, entre janeiro e abril de 2026, abordando diversas áreas culturais, como fotografia, música, teatro, dança e patrimônio. A fase de consolidação ocorrerá em maio, com um evento para sistematização das contribuições, e o plano será submetido para aprovação pelo CMPC, prefeita Juliana Pavan e Câmara de Vereadores entre junho e julho.

O atual Plano Municipal de Cultura, lançado em 2015, foi revisado em 2019, e a nova versão visa alinhar as diretrizes culturais da cidade com as diretrizes nacionais e garantir indicadores para o acompanhamento das ações.

“A importância do Plano Municipal de Cultura é estabelecer o planejamento para os próximos dez anos, alinhando as diretrizes com o Plano Nacional de Cultura, e, respectivamente, alinhando cada diretriz às suas metas e ações, de modo que o poder público e a sociedade civil possam quantificar e estabelecer também indicadores de acompanhamento da implementação dessa política pública”, diz o diretor-presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Allan Müller Schroeder.

Foto: Divulgação

Leia outras notícias no HojeSC.