Em reunião realizada na tarde dessa quarta-feira (1º), a Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) demonstrou interesse em estabelecer acordo de cooperação para gestão compartilhada das vias marginais da BR-101.
No encontro, ocorrido na sede da concessionária Arteris Litoral Sul, em São José dos Pinhais (PR), representantes do Município e do legislativo estadual puderam discutir essa e outras pautas com o diretor de Operações Sul da Arteris S.A., Antônio Cesar Ribas Sass.
Representando a prefeita Juliana Pavan, que participa de agenda em Brasília (DF), o vice-prefeito Nilson Probst entregou uma série de ofícios à concessionária.
Também estiveram presentes no encontro o secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva, e o secretário de Obras, Cristiano dos Santos. A conversa foi mediada pelo deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva.
“Foi uma reunião muito importante com avanços concretos na pauta de reivindicações que a prefeita Juliana Pavan vem apresentando desde a nossa posse para melhorar a mobilidade do entorno da BR-101 em Balneário Camboriú. O acordo para gestão e manutenção compartilhada das marginais deverá ser assinado ainda neste mês de outubro”, destaca o vice-prefeito.
Ao pleitear a competência compartilhada das marginais, a ideia do Município é promover uma gestão integrada com maior rapidez em manutenção, limpeza, soluções de tráfego e resposta a incidentes, sempre em alinhamento com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Arteris. Na reunião, a empresa se comprometeu a abrir diálogo e elaborar uma minuta de acordo.
Novo trecho da Marginal Leste
Na ocasião, o vice-prefeito também entregou um ofício que solicita autorização para que a Prefeitura execute a construção de um novo trecho da Avenida Marginal Leste, compreendido entre o viaduto do KM 138 e o acesso do elevado do KM 137.
A obra promete trazer solução para o gargalo viário existente entre o trevo de acesso ao Bairro São Judas Tadeu e o trevo de acesso ao Bairro da Barra (Hotel Cottone), em um trecho de cerca de 1 km. A obra também deverá passar pelo crivo da ANTT e do Ministério dos Transportes para ser executada. “A prefeita Juliana Pavan não abre mão de executar esta obra em nosso mandato, e não quer esperar decisões de outras esferas. Com a autorização, avançaremos na contratação dos projetos para executar a obra em 2026”, destaca Nilson.
Foto: Lavínia Klein/Prefeitura de Balneário Camboriú
Leia outras notícias no HojeSC.