De janeiro a agosto deste ano, Balneário Camboriú (SC) coletou um total de 46.666,8 toneladas de resíduos, somando a coleta comum (orgânica) e a coleta seletiva. Somente a coleta seletiva registrou 2.929,16 toneladas – um aumento de 3,25% em relação ao mesmo período de 2024. Isso é o que mostra o levantamento foi realizado pela Ambiental, empresa responsável pela gestão dos resíduos na cidade catarinense.
De acordo com a coordenadora do Programa ReciclaBC, da Ambiental, July Dequêch, o aumento da coleta é reflexo das ações de sensibilização e da maior adesão dos moradores ao descarte correto.
“Em 2019 foi implementado o Programa ReciclaBC para sensibilização do descarte correto. Para se ter uma ideia, neste primeiro ano do Recicla, de janeiro a dezembro, o volume de materiais recicláveis coletado foi de aproximadamente 2,5 mil toneladas, enquanto que em 2024 esse volume saltou para cerca de 4,5 mil toneladas, o que representa um aumento de aproximadamente 75%. Só em oito meses de 2025 o número já chega a quase 3 mil toneladas”, comparou July.
ReciclaBC
O programa ReciclaBC, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura e a Ambiental, busca ampliar a participação da população na separação correta dos resíduos. A iniciativa conta com várias frentes de ação.
Um dos pilares é o projeto “Sensibilização Porta a Porta”, que já atendeu mais de 31 mil pessoas em residências e estabelecimentos comerciais. Agentes da Ambiental orientam moradores e comerciantes sobre a separação correta, o que pode ou não ser reciclado, os cronogramas de coleta e a localização dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos pela cidade (confira os endereços e horário de funcionamento logo abaixo).
Além das visitas, o programa também promove palestras em escolas e empresas, participa de eventos públicos e privados, e mantém a gestão de oito ecopontos, três mini ecopontos e dois PEVs, garantindo o descarte adequado de resíduos de construção civil (até 1 m³ por coleta), poda, móveis, eletroeletrônicos e recicláveis em geral.
Até o fim de 2025, a previsão é que sejam implementados novos mini ecopontos em escolas públicas. Além disso, teve início em duas unidades de ensino um projeto piloto de compostagem com hortas pedagógicas, incentivando o reaproveitamento de resíduos orgânicos das comunidades escolares, iniciativa que deve ser ampliada ainda este ano.
Endereços e horários de funcionamento dos PEVs:
– PEV Bairro dos Estados: Avenida Santa Catarina, nº 801 (ao lado da Secretaria de Obras)
– PEV Bairro da Barra: Avenida Hermógenes Assis Feijó, esquina com a Rua Adaci Santos Gomes
Atendimento de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50.
Foto: Divulgação Ambiental
Leia outras notícias no HojeSC.