O fim da temporada da pesca artesanal da tainha será celebrado dias 2 e 3 de agosto, no 7º Arrancadão de Canoas Artesanais. No evento, que ocorre na Praia Central de Balneário Camboriú (SC), na Barra Sul, pescadores vão confraternizar participando de gincanas e assistindo a shows musicais.
Neste ano, toda a programação está concentrada na Praia Central, diferentemente da maioria das edições anteriores, em que parte da confraternização acontecia no Bairro da Barra. Além da tradicional prova de arrancadão de canoas, que é uma disputa envolvendo duas embarcações por vez, o evento terá outras competições que remetem à pesca.
Estão previstas provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra (que simula a puxada de rede) e escolha do pescador mais antigo, mais novo e mais feio. Haverá torneio de dominó (distração nos ranchos enquanto é aguardada a chegada do cardume da tainha) e gincana do prato de pirão (vence quem comer mais rápido). Os pescadores também vão disputar uma prova em que terão de recitar versos de improviso.
As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e os shows, gratuitamente. Entre as atrações, está a banda Dazaranha (confira a programação abaixo).
O evento é promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Equipe Arrancadão. A safra da tainha começou em 1º de maio e termina em 31 de julho.
Programação do 7º Arrancadão de Canoas Artesanais
Praia Central, Barra Sul, no trecho revitalizado da orla (entre as ruas 4400 e 4600)
Sábado (2 de agosto)
12h – Projeto + Música
13h30 – Maison Freitas
15h – Paula Moi
16h – Celso Peixoto
17h – Locomotiva Lunar
19h – The Headcutters
21h – Jackson Thomaz
Domingo (3 de agosto)
12h – Neto Costa e Banda
14h – Premiação
15h30 – Noix é da Barra
17h – Suh Wagner e Banda
18h30 – Dazaranha
Foto: Arquivo PMBC
Leia outras notícias no HojeSC.