![]()
Uma falha no serviço de nuvem da Amazon, o AWS (Amazon Web Services), provocou uma pane global nesta segunda-feira, 20, afetando milhares de usuários e mais de 500 empresas que dependem da plataforma.
O apagão derrubou aplicativos e serviços digitais em diversos países, inclusive no Brasil. Entre os afetados estão a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o serviço de pagamentos PicPay e os jogos online Fortnite e Roblox.
A AWS informou que seus sistemas começaram a estabilizar por volta das 7h (horário de Brasília). Às 9h10, a companhia informou que havia solucionado os erros no Lambda, um serviço que executa códigos nos serviços da gigante — no entanto, a normalização só ocorrerá quando todas as tentativas de comunicação feitas com o serviço forem processadas.
Antes disso, técnicos afirmaram que a falha estava relacionada ao DynamoDB (um dos bancos de dados centrais da AWS) e que o problema já vinha sendo corrigido desde as primeiras horas da manhã. Ainda não estás claro sobre o que gerou os erros na companhia.
Segundo o site Downdetector, que monitora falhas em serviços online, mais de 50 mil relatos de instabilidade foram registrados entre 7h e 8h, horário em que o número de reclamações atingiu o pico.
Quais os serviços afetados pelo apagão?
Segundo a agência Reuters, mais de 500 empresas que usam a AWS enfrentam problemas nesta manhã, impactando sistemas de hospedagem, bancos de dados, redes de distribuição de conteúdo e processamento em nuvem. Abaixo, está uma lista de serviços que enfrentaram ou enfrentam dificuldades.
Amazon (incluindo Alexa e Prime Video)
Apple Music
Blink
Canva
Chime
Coinbase
Delta
Duolingo
Epic Games Store
Fanduel
Fortnite
HBO Max
Hinge
Life 360
Lyft
McDonalds app
Mercado Livre
Mercado Pago
Microsoft Teams
My Fitness Pal
Office 365
PayPal
Perplexity
PicPay
PlayStation Network
Pokemon Go
Reddit
Ring
Roblox
Roku
Signal
Slack
Snapchat
Square
Starbucks
Steam
Strava
TotalPass
Ubisoft Connect
Venmo
VR Chat
Wordle
Xbox
Xero
Zoom
Wellhub
Por que um problema na AWS afeta tantos sites?
Um problema na AWS afeta tantos sites porque ela funciona como a principal base da internet. A AWS é o maior provedor de infraestrutura de serviço de nuvem do mundo, com cerca de 30% do mercado, e muitas empresas usam seus sistemas para armazenar dados e rodar apps.
Isso significa que uma gigante parte da rede depende dela para funcionar, desde redes sociais e jogos até bancos e lojas online. Por isso, quando há falha nos serviços da AWS, o impacto é imediato e visível para milhões de usuários, especialmente porque a empresa está à frente de concorrentes como Microsoft Azure e Google Cloud.
O efeito se torna ainda maior porque muitas empresas compartilham os mesmos sistemas da AWS, então, mesmo que a falha dure pouco tempo, os sites e apps que dependem desses sistemas podem parar de funcionar ou ficar muito lentos.
Onde ficam os servidores afetados?
Segundo a AWS, a falha teve origem nos servidores da região US-EAST-1, que ficam no norte do Estado da Virgínia, nos EUA. Essa é a localidade com a maior concentração de data centers do mundo — segundo o site DataCenterMap, são quase 400 data centers na região. Especialistas estimam que grande parte dos dados processados de serviços brasileiros ocorrem na Virgínia.
O que é AWS?
A AWS é responsável por prover infraestrutura digital para milhões de empresas em todo o mundo, incluindo startups, bancos, redes sociais, plataformas de streaming e serviços de comunicação.
Quando foi o último grande apagão da internet?
Em julho de 2024, um apagão cibernético, provocado por um erro de atualização do software de segurança da CrowdStrike, resultou na queda de vários sistemas de bancos, aeroportos e serviços de comunicação por todo o mundo e deu tela azul em 8,5 milhões de dispositivos Windows, gerando um prejuízo estimado de US$ 5 bilhões nas companhias Fortune 500.
Foto: Divulgação/Amazon
