As vinícolas possuem várias formas de divulgar os seus produtos. Primeiro é a propaganda tradicional, depois passa pela participação em feiras e eventos, segue para apresentação à famosos críticos, que quando dão uma nota alta valorizam o produto. Outras formas são: relacionamento com algum “digital influencer” para promover o vinho, promover degustações privadas e também apresentar os vinhos para donos de restaurantes e lojas.
Sempre que me convidam (aliás poderiam convidar mais vezes) eu procuro participar. A primeira razão é conhecer um novo vinho diretamente de quem produz, ou de quem conhece bem o produto. Muitas vinícolas possuem embaixadores da marca ou representantes comerciais que rodam o Brasil e o mundo promovendo este ou aquele vinho.
Semanas atrás me chamaram para uma degustação de vinhos espanhóis. Família Torres é uma vinícola centenária, produzindo desde 1870. Hoje são vários terroirs espalhados pela Espanha e também no Chile. O importadora é a poderosa Berkmann, e no Paraná a distribuidora é a Roostock. Neste dia veio o embaixador da marca para a América Latina e uma sommelier paulista, muito simpática e profunda conhecedora dos vinhos Torres.
Eles fizeram várias degustações pela cidade, com vinhos de alta, média e baixa gama. Participei de uma degustação com os vinhos de entrada e outro mais elaborados como o tinto Celeste Criança, safra 2021, produzido na região da Ribeira Del Duero, na propriedade Pago Del Cielo. Um das primeiras coisas que chama a atenção neste vinho é o rótulo, que trás o desenho das estrelas e constelações no céu da região durante a colheita das uvas. Diferente e bacana.
Cinco vinhos
Foram no total 5 vinhos, um branco, um rose e três tintos. Eu gostei muito do vinho rosé, que é um dos vinhos de entrada, o Viña Esmeralda, Safra 2023, foi uma bela surpresa e com certeza fará parte da minha adega de verão. Combina muito bem com o nosso clima. Estava fresco, saboroso, na ficha técnica ele trás a seguinte informação: “Cor rosa evanescente, transparente e brilhante. Aroma delicado de frutas vermelhas e romã, toque que lembra chá de rosas. Corpo leve, sedoso e grande frescor”. Tudo o que está escrito corresponde à realidade. Vinho 100% uva Garnacha e 13% de teor alcoólico. O preço está R$ 129,00 no site da Rootstock.
Constelação
Vamos ao Celeste Crianza. Que vinho bom. 100% uva Tempranillo. 14% de teor alcoólico. Vinho que passa 12 meses em barricas de carvalho, sendo 55% em carvalho francês e 45% em carvalho americano, parte deles de primeiro uso. Na taça ele tem uma cor vermelho rubi bem escuro. Com aromas de cereja negra, geléia de blueberry, tosta, cacau e ameixa seca, com especiarias, baunilha e pimenta rosa. Tudo isso mostra a complexidade do vinho e porque é bom fazer uma degustação com o sommelier da marca. Na boca tem corpo médio, muito elegante, macio e com final prolongado. Vinho que está na faixa de R$ 239,00 no site da Rootstock.