Pular para o conteúdo

Alesc reinstala a Frente Parlamentar do Cooperativismo

Frente_Cooperativismo_Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) reinstalou a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que atua há mais de 30 anos no Parlamento.

A cerimônia foi realizada na noite dessa segunda-feira (10), no hotel Majestic, no centro de Florianópolis, durante evento promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc).

A Frencoop conta com a participação de 12 deputados estaduais que têm como objetivo, apoiar, incentivar e contribuir para o desenvolvimento do setor.

O deputado José Milton Scheffer (PP) foi eleito o coordenador do colegiado. Durante a cerimônia, ele destacou a importância das cooperativas para o crescimento econômico do estado.

“Santa Catarina tem sido o estado mais cooperativista do Brasil. Cerca de 4 milhões de catarinenses são associados em pelo menos 1 cooperativa, e elas têm ajudado a melhorar a qualidade de vida, a renda, o empoderamento das pessoas por meio do associativismo. Pretendemos fazer com que essa Frente seja um grupo que vai debater e desenvolver ideias e projetos para fortalecer ainda mais este segmento em nosso estado”.

A Ocesc trabalha com temas convergentes com os da Frente Parlamentar. A entidade conta com 250 cooperativas associadas que atuam em sete ramos diferentes, entre eles, o agropecuário, o médico e o de crédito. O cooperativismo responde por aproximadamente 30% do PIB catarinense e aproximadamente 70% das vendas do estado para o exterior.

O presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, reforçou a importância do trabalho conjunto da entidade com o Parlamento. “Os deputados que conhecem e defendem o cooperativismo, precisam estar por dentro do que acontece nas cooperativas. Então a Frente Parlamentar é o elo entre o sistema cooperativo e a Alesc, que precisa de informações para conhecer e defender este sistema. Temos desafios na agricultura, na infraestrutura e junto com a Frente sempre buscamos o bom entendimento para solucionarmos os gargalos mais rapidamente”.

Parlamentares que prestigiaram a cerimônia de reinstalação também reforçaram a importância do trabalho conjunto em defesa do cooperativismo catarinense.

“A Frente tem esta sintonia com as cooperativas catarinenses e ela permite que deputados de diferentes siglas partidárias consigam agregar dentro deste processo e fazer um trabalho voltado à essência do agronegócio catarinense, defendendo desde a pequena à grande propriedade, dentro deste modelo que é referência internacional”, ressaltou o deputado Mauro de Nadal (MDB).

“Se nós pegarmos a grande produção de Santa Catarina, o agronegócio, o setor de carnes, o sistema bancário hoje, o que mais cresceu em nosso estado é o setor cooperativista. Este associativismo faz com que as pessoas se unam por um bem comum e fazem com que as coisas aconteçam”, destacou o deputado Fabiano da Luz (PT).

“O cooperativismo é o método correto para se debater em conjunto, para avaliar mercados e ter competividade à altura, fazendo com que as coisas aconteçam positivamente. Faz bem para os diferentes setores, para o negócio e para a população, que ganha com essa visão macro das cooperativas”, concluiu o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Leia outras notícias no HojeSC.