As lideranças políticas do Planalto Norte de Santa Catarina participaram da reunião da Bancada Regional do Norte, que abriu, na manhã dessa terça-feira (5), as atividades do programa Alesc Itinerante, no Espaço Álamos, em Mafra (SC).
Os prefeitos das 11 cidades que integram a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) levaram os pleitos que consideram fundamentais para o fortalecimento e desenvolvimento econômico regional.
Para o coordenador do grupo, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), a tônica da reunião foi exatamente ouvir as demandas das lideranças regionais. “Por isso optamos por uma reunião participativa”, adiantou.
Além de Dr. Vicente, a Bancada do Norte é composta pelos deputados Adilson Girardi (MDB), Maurício Eskudlark (PL), Fernando Krelling (MDB), Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Sargento Lima (PL) e Maurício Peixer (PL).
Desafios
A Bancada do Norte tem desafios pontuais, como destacou Caropreso. “Mobilidade e segurança são prioridades”.
Além disso, os parlamentares elegeram como bandeiras a revitalização e aumento da capacidade da rodovia Serra Dona Francisca; a conclusão do Hospital São Vicente de Paula de Mafra; a recuperação da SC-477 no trecho entre Major Vieira e Canoinhas; a defesa da agricultura, especialmente da fumicultura; a pavimentação da SC-135 de Porto União a Matos Costa; e o contorno viário ligando a BR-153 a BR-280 em Porto União, uma obra estadual.
Mobilidade e Logística
Entre as demandas apresentadas pelas lideranças políticas está a questão da mobilidade urbana e rural, com investimentos na malha viária e na logística regional.
A descentralização dos serviços de saúde foi apontada como uma prioridade pela presidente da Amplanorte, a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel Hoppe.
“Esse momento é histórico para a região do Planalto Norte que está recebendo e sendo ouvida pelo Parlamento. Por isso, precisamos que os serviços de saúde sejam regionalizados e descentralizados. Precisamos do olhar atento do Parlamento para esse pleito”, solicitou, informando que Canoinhas foi beneficiada com uma emenda da Bancada do Norte no valor de R$ 2,3 milhões para a saúde.
Emerson Maas, prefeito de Mafra, cidade anfitriã do evento, reforçou as palavras da presidente da Amplanorte, e destacou a importância da presença do Parlamento no município e na região.
“É um fato histórico”, disse, pontuando que a região tem uma economia voltada para o agronegócio. “Por isso necessita de investimentos efetivos em infraestrutura na área urbana e rural”, observou.
As lideranças regionais que se manifestaram foram unânimes em afirmar que essa presença do Parlamento no Planalto Norte é um feito histórico. “Essa ação aproxima a Alesc das pautas regionais”, reiterou a prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwart. “Parabéns à Alesc pela iniciativa de abraçar as causas municipalistas”, pontuou.
Para os deputados da Bancada do Norte foi um momento de ouvir as demandas e buscar soluções efetivas e normatizadas para suas implementações. Os deputados Lunelli, Mauricio Peixer, Fernando Krelling, Sargento Lima, Matheus Cadorin afirmaram que a importância dessa ação do Parlamento é justamente estar próximo dos catarinenses. Eles observaram que essa descentralização do Poder Legislativo representa um avanço e resulta em conquistas para o povo catarinense.
Participaram da reunião, os prefeitos de Itaiopolis (Ivan Rech), Monte Castelo (Sirineu Ratochinski), Santa Terezinha (Valquiria Schwart), Canoinhas (Juliana Maciel Hoppe), Mafra (Emerson Maas), Irineópolis (Juliano Pereira), Porto União (Juliano Hassan), Três Barras (Ana Claudia Quege), Corupa (Eddy Eipper), Papanduva (Rafael Kies), São João do Itaperiú (Rovâni Delmonego), além do vice-prefeito de Bela Vista do Toldo, Dinei Berdnaski.
Foto: Bruno Collaço/Agência AL
Leia outras notícias no HojeSC.