O Aeroporto Internacional de Florianópolis alcançou um marco inédito: 1 milhão de passageiros internacionais em um único ano. Até então, apenas os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, haviam alcançado esse patamar no país em um único ano, o que reforça a relevância crescente de Florianópolis no mercado internacional.
O marco registrado no dia 16 de outubro mostra que o destino que mais impulsiona esse recorde em 2025 é Santiago, no Chile, à frente de Buenos Aires, tradicional mercado do aeroporto catarinense. A diversificação das opções de viagens internacionais, a partir de Florianópolis, também contribui com a expansão com a adoção, desde o ano passado, dos voos direto para Lisboa, com a TAP, e para o Panamá, com a Copa Airlines – rotas que proporcionam também conexões rápidas para, respectivamente, Europa e América do Norte e Caribe.
O fato marcante também reflete a força do turismo catarinense. “O recorde de passageiros internacionais atesta que o turismo de Santa Catarina atingiu um novo nível de maturidade. Esse resultado não é apenas um número: ele é o fruto da união estratégica entre o Governo do Estado e a administração privada do aeroporto, que garantiu mais rotas e maior competitividade. O compromisso do governador Jorginho Mello é consolidar Santa Catarina como o novo hub internacional do Sul do Brasil, garantindo que o investimento em conectividade continue a ser o motor do desenvolvimento catarinense”, afirma Catiane Seif, Secretária de Turismo de Santa Catarina.
“Esse marco é resultado de uma estratégia consistente de expansão de rotas, parceria entre o público e o privado, investimentos em infraestrutura e confiança das companhias aéreas. Florianópolis se consolida como um destino global, e nosso compromisso é continuar elevando a experiência de viagem e contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina.” afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Foto: Roberto Zacarias / Secom GOVSC
Leia outras notícias no HojeSC.
