Pular para o conteúdo
CULTURA

CineSonora apresenta documentários sobre experiência de músicos de origem africana no Brasil

A nona sessão do cineclube CineSonora acontece nesta quarta-feira (14) e leva ao Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), dois documentários que abordam a temática da imigração e da integração musical a partir da experiência de músicos africanos que vivem no Brasil: “Afro-Sampas” e “Eu sou de lá”. A sessão começa às 19h30 e terá entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

Sobre os filmes

O média-metragem “Afro-Sampas”, de Jasper Chalcraft e Rose Satiko Hikiji, registra encontros musicais entre músicos africanos e brasileiros que vivem e trabalham em São Paulo, compartilhando sons, memórias e criatividade, além de explorar as questões musicais e sociais envolvidas nessa interação. A produção faz parte do projeto universitário de mesmo nome, que se dedica a analisar a diáspora africana criativa no Brasil.

Já o curta-metragem “Eu Sou de Lá” de Sansara Buriti, traz o tema para o contexto de Florianópolis, ao abordar a presença de estudantes africanos que vieram morar nas redondezas da UFSC, registrando o seu cotidiano e suas impressões. Um destes personagens é o músico e filósofo caboverdiano Jeff Nefferkturu, que será o convidado para o bate-papo com o público após a sessão.

Já o videoclipe catarinense de abertura apresenta a música “Ame Mais”, novo trabalho do artista François Muleka, que também assina a direção do videoclipe. A exibição dos documentários contará com legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) na tela, e intérprete de Libras durante o bate-papo.

Serviço

Cineclube CineSonora

Data: 14 de agosto

Local: Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica)

Horário: 19h30

Entrada gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

Acessibilidade: Filmes com Legendas para Surdos e Ensurdecidos e bate-papo com Intérprete de Libras

Classificação: 10 anos

Para mais notícias acesse HojeSC.com

(Foto: Divulgação)