O Núcleo de Estudos Açorianos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concedeu pela segunda vez, o Troféu Açorianidade – Ilha do Faial para a Prefeitura de Bombinhas, na categoria Gestão Cultural.
A indicação foi feita através do Grupo Folclórico Mixtura, que buscou reconhecer a administração municipal pelas ações realizadas, durante o último ano, voltadas à cultura tradicional para a valorização e reconhecimento da identidade cultural do município.
Projetos
No texto da indicação, destacaram-se os diversos projetos e iniciativas que oportunizam o conhecimento das tradições locais para crianças, jovens e adultos da cidade, através do Programa de Salvaguarda do Patrimônio Cultural com eventos, capacitações e oficinas como: o Programa Escola do Mar; o Descobrindo Bombinhas, que já capacitou mais de mil pessoas da comunidade, além de todos os profissionais da Secretaria de Educação; a Campanha Pesca da Tainha é Patrimônio; o Concurso Fotográfico Cerca Rapazi; os editais de incentivo a cultura; o início do inventário dos bens culturais para a construção da Política Pública de Educação Patrimonial Formal nas escolas; o Pirão Cultural; a Tarde do Beiju; a manutenção do Espaço Cultural Engenho do Miminho; e a intitulação dos Mestres da Cultura Tradicional, que já somam 42 personalidades reconhecidas e inseridas em projetos de repasse das tradições, através de oficinas e workshops do Projeto Vô sabe, Vô ensina.
Bombinhas já recebeu o troféu em 2013, e foi sede da Festa da Cultura Açoriana em 2015 e 2021. Existindo a intenção de que Bombinhas seja palco novamente dos festejos nos próximos anos.
A Sra. Elba Nair da Silva Cruz, de Bombinhas, também receberá um troféu na categoria Mestre dos Saberes e Fazeres, relacionado à fabricação artesanal da farinha de mandioca. Com estes reconhecimentos, Bombinhas soma 21 troféus que agraciaram pessoas e entidades que se dedicam na promoção da cultura tradicional, destacando o menor município em área territorial no cenário cultural estadual.
A cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade de 2024, será no lançamento oficial da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, que este ano comemora seu 30º aniversário, no dia XX de novembro, no Centro de Eventos Fênix, BR 101 KM 194, em Biguaçu.
O Troféu
O Troféu Açoriano foi criado no ano de 1996 com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura Base Açoriana em Santa Catarina. Todos os anos são escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, formado por 68 representantes das prefeituras municipais do litoral catarinense, universidades, fundações e associações culturais, assim como o Arquivo Público de Santa Catarina e o Consulado Honorário de Portugal. Os nomes que representam todos os troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano.
Os agraciados deste ano foram:
Ilha do Faial – Administração Municipal: Prefeitura Municipal de Bombinhas
Ilha do Pico – Mestra dos Saberes e Fazeres: Elba Nair da Silva Cruz (Bombinhas)
Ilha de São Jorge – Personalidade: Jorge Coelho (Imbituba/Florianópolis)
Ilha Graciosa – Pesquisador: Eládio Assis Silvério (Balneário Gaivota)
Ilha do Corvo – Artesão: Gilberto Machado (Giba) (São José)
Ilha de Santa Catarina – Escola de Ensino Básico: EEBM Nilza Matos Pereira (Sombrio)
Ilha de São Miguel – Instituição de Ensino Superior ou Cultural: Associação Caminho das Águas do Tijucas – ACAT (Tijucas)
Com informações da Prefeitura de Bombinhas.
Foto: Divulgação Prefeitura de Bombinhas
Leia outras notícias no HojeSC