Os sons e a popularização do jazz. No dia 7 de novembro, a 2ª edição do Jazz Catarina traz como convidado da noite o saxofonista e multi-instrumentista Derico Sciotti, conhecido pelo público como um dos integrantes do Sexteto do Jô Soares, famoso programa de TV. O concerto de música instrumental é o último da temporada e o projeto conta com o All Jazz Quartet como banda base. O evento ocorre às 20h, no Salão de Festas, do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau; é gratuito, com ingressos antecipados e limitados pelo Sympla.
O saxofonista Derico tem formação erudita, obteve grande repercussão nacional a partir de 1974, quando ganhou vários concursos nacionais e internacionais de jovens instrumentistas, o que possibilitou a participação em diversos recitais e concertos pelo Brasil. Em 1990, Derico foi convidado a participar das gravações do programa Jô Soares, como saxofonista e flautista do Quinteto Onze e Meia, onde ficou popularmente conhecido.
O artista é músico exclusivo da marca de instrumentos Yamaha; ministra palestras e workshops sobre instrumentos musicais (flauta e saxofone); além de difundir sobre a profissionalização e o mercado de trabalho a músicos brasileiros. Possui uma produtora, a Derico Produções, que atua no ramo de eventos corporativos e licenciamento de marcas.
“A minha expectativa é a melhor possível para o concerto do Jazz Catarina em Blumenau. Recebi o convite da minha querida amiga Suelen Mondini, integrante do All Jazz Quartet, e aceitei de imediato, pois participar desta edição faz eu me sentir vivo. Gosto de tocar com pessoas diferentes, em ambientes diferentes, com relações diferentes, e isso é muito interessante. Mesmo tendo 50 anos de atuação na área da música, a cada dia que passa me surpreendo com as novidades que minha profissão me oferece”, afirma Derico.
O All Jazz Quartet, banda base do projeto, é formado pelos músicos blumenauenses Caio Fernando (baixo elétrico e acústico), JP Batera (bateria), Rafa Girardi (teclas) e Suelen Mondini (saxofone); artistas apaixonados por música instrumental e encontro deles se transformou em um projeto de fomento e incentivo à cultura. O repertório do quarteto passa pelo jazz, música brasileira, funk, pop, entre outros estilos.
Por meio do projeto Jazz Catarina, o AllJazz realizou diversos shows com grandes nomes da música instrumental catarinense, entre eles, Ozéias Rodrigues, Fabio Oliveira e Braion Zabel. Todos os shows foram gratuitos e abertos a toda comunidade, com o intuito de formar plateia para o estilo musical, artistas e fornecer cultura acessível a todos.
“Tocar bateria é sempre um grande desafio, tocar música instrumental, é um desafio maior ainda. Agora tocar bateria, em música instrumental para um público tão presente quanto ao que estamos tendo nas apresentações do 2º Jazz Catarina é algo sem precedentes. A mágica acontece em cada apresentação. Nossos sons ultrapassam qualquer tipo de problema e considerações humanas. É simplesmente fantástico fazer parte disso”, celebra o baterista e integrante do All Jazz Quartet, JP Batera.
Serviço
2º edição do Jazz Catarina
Data: 7 de novembro
Local: Salão de Festas, do Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181 – Centro)
Horário: às 20h
Ingressos: Gratuitos e antecipados pelo Sympla
Para mais notícias acesse HojeSC.com
(Foto: Werner Heiling)