O novo teste técnico das obras de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz está marcado para ocorrer a partir das 21 horas desta terça-feira (22).
Por questões de segurança, a ponte será fechada para o trânsito de veículos e pessoas a partir deste horário. Caso chova ou as condições climáticas estejam adversas, não haverá teste.
Os trabalhos entraram neste mês revelando avanços importantes, com a implantação de mais luminárias e projetores, principalmente na face norte da ponte. A previsão de entrega da iluminação cênica é o mês de dezembro.
“A ponte está ganhando um novo e exuberante visual. O Governo do Estado está investindo R$ 9 milhões na Hercílio Luz. É uma obra histórica”, destaca o secretário da Infraestrutura, Jerry Comper. “Esse progresso oferece uma visão mais clara de como será o impacto visual do projeto, destacando a silhueta da ponte, chamada carinhosamente de ‘sorriso’ pelos moradores” acrescenta o secretário.
Conforme a SIE antecipou em junho, quando foi realizado o primeiro ensaio da iluminação, os testes são essenciais para identificar e realizar ajustes técnicos que garantem o resultado esperado, além de validar o sistema de controle da iluminação, que permite configurar diferentes combinações de luzes e cores.
“Os testes parciais de iluminação têm sido acompanhados de perto pela equipe de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE)”, afirma o superintendente de Obras Civis da SIE, Sidnei Machado, explicando que o mau tempo constante, com chuvas e ventos fortes, dificulta os trabalhos.
“Por isso, foi assinado um novo aditivo de prazo sem aumento de custos para o Governo do Estado”, detalha Machado.
Os testes mais recentes, realizados na face norte da ponte na primeira quinzena de outubro, mostram o quanto a iluminação está se aproximando do esperado, trazendo vida e cor à estrutura. “Além de iluminar a ponte de fora a fora, o projeto busca criar uma experiência visual impactante para quem passa pela região ou a observa de longe, destacando-se tanto para os moradores quanto para turistas”, explica o engenheiro da SIE, Mateus Pool Rodrigues, representando a equipe de fiscalização da obra, composta por dois engenheiros eletricistas da Infraestrutura do Governo do Estado.
Foto: Divulgação / SIE
Leia outras notícias no HojeSC.