Pular para o conteúdo
DEMANDA DA INDÚSTRIA

Santa Catarina terá de qualificar 953 mil trabalhadores até 2027, aponta CNI

industria sc

Para atender a demanda da indústria de Santa Catarina nos próximos três anos, será necessário qualificar 953,4 mil trabalhadores entre 2025 e 2027, indica o Mapa do Trabalho Industrial divulgado nesta segunda (21) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo mostra que o estado precisará de 151,1 mil profissionais com uma nova formação para atender o ritmo de criação de empregos e a reposição de pessoas que deixarão o mercado de trabalho formal.

As projeções também mostram que 802,3 mil trabalhadores precisarão de treinamento e desenvolvimento para atualizarem as competências nas funções que já desempenham na indústria e que também são demandadas por outros setores.

A qualificação envolve o desenvolvimento de competências técnicas (domínio de máquinas, equipamentos e softwares), comportamentais (pensamento crítico, inteligência emocional, criatividade e inovação) e ações de saúde e segurança no trabalho.

Fabrízio Pereira, diretor do SENAI/SC, diz que o Mapa mostra a importância da qualificação contínua.

“A indústria é um setor dinâmico, em sintonia com tecnologias do momento, e seus colaboradores precisam estar preparados para este dinamismo.”

Pereira observa que trabalhadores qualificados melhoram a própria condição e ajudam a impulsionar a atividade econômica. “O mundo do trabalho se transforma rapidamente, e as habilidades dos trabalhadores precisam acompanhar este movimento.”

Em Santa Catarina, existem 60 mil indústrias. Elas empregam 900 mil pessoas e representam 27% da economia.

Com informações da Fiesc.
Foto: Marco Favero/SECOM

Leia outras notícias no HojeSC.