Apesar de reconhecerem a importância de contar com o seguro viagem internacional, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a utilização do serviço.
O seguro viagem internacional é um instrumento importante e necessário. Isso porque, em caso de imprevistos durante o passeio, o plano de assistência garante a tranquilidade para o viajante lidar com eles.
Além da cobertura médica, os principais produtos reúnem diversas outras vantagens para o dia a dia, seja para uma viagem turística ou profissional.
Entre elas estão: atendimento odontológico; cobertura para pets; suporte em caso de perda ou extravio de bagagem; reembolso com atraso ou cancelamento de voos; assistência jurídica; entre outros serviços.
Dessa forma, o seguro viagem internacional tanto protege a saúde quanto contribui com as finanças do viajante, evitando gastos extras em caso de imprevistos.
Apesar das inúmeras vantagens, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre como usar o seguro viagem internacional.
Claro que cada empresa atua de uma forma. Entretanto, é indispensável conhecer mais sobre o assunto para evitar complicações durante o passeio.
O que é o seguro viagem internacional?
Antes de aprender como usá-lo, é necessário saber alguns detalhes. Em linhas gerais, o seguro viagem internacional é um plano que garante a assistência necessária em casos de emergência médica.
Diferentemente do seguro saúde, o seguro viagem internacional é mais amplo. Com isso, agrega outros serviços para realmente garantir a tranquilidade necessária ao viajante.
Isso envolve desde o auxílio em caso de extravio ou perda de bagagem até indenizações, assistência jurídica, cobertura para medicamentos e, também, suporte para animais de estimação.
Qual a finalidade?
O seguro viagem internacional tem por finalidade tanto proteger quanto evitar que a pessoa tenha gastos não planejados durante o passeio, principalmente com despesas médicas.
Independente da cobertura contratada, o viajante conta com um suporte 24 horas em português, assim como o atendimento por especialistas por meio de plataformas digitais, como o WhatsApp
É importante lembrar que, em determinados casos, contratar um plano de assistência é obrigatório. Isso ocorre, por exemplo, com os países da Europa pertencentes ao Espaço Schengen.
Independentemente disso, essa proteção permite que o viajante desfrute do passeio ao máximo, concentrando-se apenas em aproveitar as experiências do roteiro programado.
Como usar o seguro viagem internacional?
Para que a tranquilidade esteja garantida, é importante que o acesso ao seguro viagem internacional seja simples e o suporte, imediato. Claro que tudo depende da empresa contratada. Mas, em linhas gerais, o processo é muito simples.
No caso da Coris, o segurado tem à disposição diversos canais de comunicação. Em português, o atendimento é 24 horas, garantindo um suporte pleno.
Dessa forma, é só entrar em contato para receber todas as orientações necessárias. Para um atendimento médico, por exemplo, o viajante será encaminhado ao prestador autorizado e mais adequado no local, sem qualquer outro custo.
Se for atendido antes de entrar em contato com a empresa de seguros, porém, é importante guardar os comprovantes de pagamento para a solicitação do reembolso ao retornar de viagem. Isso, claro, depende da cobertura e das condições gerais estabelecidas em contrato.
A solicitação de assistência para todos os demais serviços disponíveis no seguro viagem internacional tem a mesma praticidade. Dessa forma, o viajante recebe em alguns minutos todo o suporte necessário.
Como contratar o seguro viagem internacional?
A tecnologia facilitou a vida de quem deseja contratar o seguro viagem internacional. Com apenas alguns cliques, é possível ter acesso à melhor opção para se proteger em qualquer emergência.
O valor, claro, depende de alguns fatores, como: destino, duração da viagem, coberturas selecionadas, idade do contratante, entre outros.
Por isso, o ideal é fazer uma cotação personalizada para encontrar o produto que ofereça o melhor custo-benefício. No site da Coris, por exemplo, é possível fazer isso de forma rápida e eficaz.
O que avaliar antes de adquirir?
Ao escolher o seguro viagem internacional, o valor certamente é importante. Entretanto, existem outros critérios que precisam ser levados em consideração.
Portanto, antes da contratação, a dica é avaliar alguns fatores, como cobertura, serviços disponíveis, atendimento, histórico da empresa, formas de pagamento, entre outros.
Como já destacamos, o seguro viagem é muito mais do que um seguro saúde. Portanto, é necessário verificar os diferenciais oferecidos pela empresa. Normalmente, essas informações são facilmente encontradas no site da prestadora de serviços. Quer um exemplo? A Coris possui o suporte do pronto atendimento virtual do Hospital Israelita Albert Einstein.
Lembre-se ainda de analisar a experiência e a reputação da empresa de seguros antes de fechar o contrato.
Independentemente da possível obrigatoriedade, contratar o seguro viagem internacional é indispensável para quem deseja aproveitar ao máximo a experiência sem preocupações com possíveis contratempos. Assim, é recomendado contratar o serviço com antecedência.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Leia outras notícias no HojeSC.