Você já viu a frase “se você não mudar o que está fazendo hoje, todos os seus amanhãs serão como ontem”?
Sabe aquela sensação de conforto? Sensação boa, mas não é boa quando se trata de sua vida profissional. O que me fez lembrar de uma outra frase do mundo corporativo: quer conforto, fique no sofá de casa.
O mundo profissional, seja empreendendo, seja no corporativo, não nos permite ficar parados só vendo a vida passar.
Se você continuar fazendo sempre as mesmas coisas, sempre do mesmo jeito, sem procurar melhorar talvez você esteja fadado a ter sempre os mesmos resultados e dessa forma, dificilmente você vai crescer.
O mundo está em uma crescente evolução, as informações circulam facilmente na palma da mão. Está muito fácil buscar por aprendizado. É importante que você esteja aberto ao novo, isso vai te ajudar a crescer.
Pare e pense. Como estão seus resultados. O que precisa mudar para ter um resultado melhor?
Muitas vezes mudar exige coragem e vontade para sair do “sofá” da zona de conforto, algumas vezes você precisa é de um empurrão da vida.
Acontece que iniciar uma mudança pode ser um desafio, mas saiba que isso é viável. Quando você para e pensa no que precisa ser feito você consegue começar a entender como e quando isso pode ser feito.
Seja honesto consigo mesmo. O que está errado? No que pode melhorar? Como pode ser feita essa mudança. Quando você começa com essa análise você começa a definir um plano de ação. Importante que seu plano tenha metas alcançáveis e possíveis.
Por exemplo, coloque uma rotina saudável na sua vida. Alguns autores já indicam a importância de só sair de casa após arrumar a sua cama. Por incrível que pareça muitos não fazem isso.
Vá além, arrume sua cama, faça uma academia, leia um livro e cuidado com seu sono, faça isso só para começar. Mudando esses pequenos hábitos eles já vão te fazer pensar de forma diferente, porque para muitos o simples fato de dormir melhor já vai dar mais disposição e vai fazer acordar para a mudança.
Resolveu mudar e está difícil, talvez seja o momento de buscar uma ajuda profissional, seja um mentor, seja um consultor, esses profissionais são capacitados a te dar orientação e feedbacks, eles podem dar um empurrãozinho para que essa mudança comece.
Sair da zona de conforto é um grande passo para o crescimento profissional, pessoal e empresarial.
Estabeleça prazos para mudar. Se você não colocar essas metas num calendário você certamente deixará para depois e com certeza vai priorizar outras atividades perdendo o foco.
Deixe a preguiça de lado. Pare de arrumar desculpas esfarrapadas.
Mantenha-se persistente, mesmo que seja difícil e comemore suas mudanças. Se presenteie, isso te ajuda a continuar.
Lembre-se que sair da zona de conforto pode ser desafiador, mas também gratificante. Essa ação pode te ajudar a ter uma vida mais rica e cheia de novas experiências e crescimento pessoal, profissional e empresarial.
Leia mais colunas da Karla Küster no HojeSC