Pular para o conteúdo

Especialistas em fundações de edifícios superaltos participam de congresso em Balneário Camboriú

congresso camboriu

Conhecida hoje internacionalmente como cenário de edifícios superaltos, Balneário Camboriú (SC) será sede nesta semana de um congresso que reunirá alguns dos mais conhecidos especialistas internacionais em fundações de arranha-céus, como o engenheiro Harry Poulos (foto), professor emérito da Universidade de Sidney, na Austrália, responsável pelo projeto de fundações do edifício mais alto do mundo – o Burj Khalifa Tower, em Dubai, com 828 metros de altura.

O Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (Combraseg 2024) irá reunir, em sua 21ª edição, cerca de 2.000 engenheiros, geólogos e outros profissionais que atuam na área de geotecnia. O evento será sediado no Expocentro Balneário Camboriú.

“Para termos na cidade edifícios superaltos que podem chegar a quase 300 metros de altura, é preciso projetar e construir fundações robustas o suficiente para suportar toda a carga acima do solo”, lembra o engenheiro Vitor Pereira Faro, presidente do XXI Cobramseg 2024. “É preciso ter muito conhecimento técnico e experiência para projetar e construir com segurança e qualidade esse tipo de fundações”.

O presidente do Cobramseg 2024 explica que o Congresso irá reunir outros três especialistas internacionais – António Viana da Fonseca, Jorge G. Zornberg e Kathy Kalenchuk – e mais de 20 outros palestrantes que vão abordar temas importantes da área de geotecnia. “São especialistas que atuam com estabilidade de encostas, mineração, fundações, pavimentação, portos, aeroportos, barragens e tantas outras”, conta Vitor Faro. “Camboriú será a capital da geotecnia brasileira na próxima semana.

O Cobramseg 2024 é uma realização da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), entidade de caráter técnico e científico, que completará 75 anos em 2025, sob a coordenação geral do Núcleo Paraná/Santa Catarina da ABMS.

Mais detalhes em https://cobramseg.com.br/

Leia outras notícias no HojeSC.