Pular para o conteúdo

O que eu aprendi empreendendo

KARLA KUSTER CABECA hojesc

Empreender não é fácil. Empreender é fazer acontecer. Esquece ficar doente, esquece não ir trabalhar ou ficar de atestado, porque ou você faz ou ninguém fará por você.

Empreender é desafiador sim e mais legal é que você aprende um monte de lições todos os dias, algumas boas e outras nem tanto.

Vou compartilhar aqui algumas coisas que aprendi, quando comecei a empreender:

1. Empreender é solitário.

2. Você precisa aprender a lidar com fracassos e contratempos. Sabe aquela história do levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima? Sim, é isso o tempo todo.

3. Esquece aquela frase “me deixa trabalhar quietinho aqui” isso pode até funcionar no mundo corporativo, mas não funciona no mundo empresarial. Não queira ter paz, o negócio não funciona se você não correr atrás.

4. Você precisa ser criativo vinte quatro horas por dia, seja para encontrar soluções, seja para se destacar no mercado, seja para inventar um novo produto, seja para dar explicações às reclamações dos clientes.

5. Empreender é tomar decisões o tempo todo, seja num momento de crise, seja para investir em algum bem ou para demitir alguém. Não pense que vai ser fácil, mas acredite, conforme o tempo passa isso vai ficando mais fácil.

6. Você vai precisar saber vender suas ideias e seus produtos. É tímido? Sinto muito, o que você pode fazer é arrumar alguém que fale por você, mas o melhor vendedor da sua empresa sempre será você, logo, trate de desenvolver a comunicação.

7. Falando em comunicação, podemos falar de networking, é preciso ter uma rede de relacionamento, isso é vital para o crescimento. Parcerias de qualidade são muito valiosas e garantem o sustento do seu negócio, mas não fique só no seu mundinho, crie conexão com pessoas de outros ramos de atividades, você não imagina o quão rico isso pode ser para seu negócio.

8. O “network” não é para fazer amigos, viu? Network é para fazer negócios, não vá tentar curar a solidão e convidar as pessoas para sua casa, afinal, “de amizades não nascem negócios, mas de negócios podem nascer amizades”.

9. Você pode não gostar, acho que a maioria não gosta, mas você precisa aprender a gerenciar as finanças do seu negócio. Comece com um fluxo de caixa, com entradas e saídas financeiras, depois faça orçamentos e planeje seus gastos e investimentos. Não tem como empreender sem falar de dinheiro, afinal você tem uma empresa para ganhar dinheiro.

10. A pandemia trouxe uma grande lição, a adaptabilidade. O empresário precisa se adaptar para vencer as adversidades do mercado. Se isso não deu certo, precisa se adaptar e ajustar as estratégias.

11. Um grande desafio, talvez o maior, liderar pessoas e manter seus colaboradores. Precisa saber liderar, como você vai guiar o seu negócio se não for líder? Bora aprender e não espere fidelidade de seus colaboradores, esteja preparado para se decepcionar com as pessoas.

12. Se você não está feliz fazendo o que você faz, tome uma atitude, se necessário comece tudo de novo, sem medo de ser feliz.

Empreender é para todos, mas nem todos nasceram para empreender.

Leia mais colunas da Karla Küster no HojeSC