Cada vez mais vemos o mundo mudar rapidamente. As mudanças do mercado, que inclui mudança de hábitos, gostos e maneiras de comprar fazem com que os empresários não possam mais se dar o luxo de relaxar. Isso os obriga a sempre estarem atentos a tudo e sempre prontos para ajustar o rumo de seus negócios, pois isso pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso.
Imagine Ana, dona de uma tradicional casa de bolos em Curitiba. Em 2020, ela assim como muitos tiveram que enfrentar uma pandemia que quase fechou seu negócio. Para que isso não acontecesse ela teve que se reinventar, mudar a estratégia do seu negócio e começou com o serviço de entregas de bolos, doces e cestas de café da manhã e assim ela se manteve. Outro caso muito conhecido foi de uma churrascaria tradicional da cidade que com a pandemia teve que mudar totalmente o funcionamento do restaurante e preparou-se para atender uma fila de clientes que iam buscar comida pronta, ampliando o serviço de atendimento no balcão, contratando mais funcionários e modificando sua abordagem. O resultado foi tão positivo que a churrascaria conseguiu faturar tanto quanto, ou até mais do que, em tempos normais.
Mudar a estratégia, o público ou o produto é uma forma de empreender muito importante em todos os tempos, isso hoje é chamado “pivotar”.
Mas como saber a hora certa e como fazer isso direito?
É preciso reconhecer os sinais que está na hora de mudar. Se as vendas estão caindo ou os lucros estão apertados, é hora de analisar as finanças com muita atenção para entender o que está acontecendo. O mercado não para. Novas tecnologias, mudanças nos hábitos dos consumidores, a chegada de concorrentes, exigem adaptação.
O empresário não pode mais parar. Os números devem ser sempre acompanhados e analisados, pois são eles que vão dizer se as vendas estão estagnadas, se não está na hora de explorar novos produtos, serviços ou mercados.
Comece com uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para entender o cenário. Defina metas claras, usando o método SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo) e trace um plano de ação. Converse com seus colaboradores e explique o que está acontecendo e o plano que deverá ser colocado em prática. Busque melhorar suas fraquezas frente as oportunidades do mercado, avalie se treinamentos e workshops podem ser válidos para esse momento e depois implemente as mudanças necessárias, que podem ser uma reestruturação, um novo produto ou um novo local.
Tome muito cuidado com as mudanças, o ideal é começar com um teste piloto para identificar e corrigir os riscos. Muitas mudanças ou mudanças mal planejadas podem até afastar clientes fiéis, que podem deixar de reconhecer sua empresa. É importante testar em redes sociais, com um investimento baixo e através de indicadores de desempenho, avaliar o progresso e entender qual o momento certo de lançar a mudança.
Não tenha medo de mudar.
Mudar o rumo do negócio é difícil e desafiador, mas ao mesmo tempo é necessário para sobreviver e crescer, qualquer que seja o momento. Ter flexibilidade e adaptabilidade é segredo dos empresários de sucesso.
Seja uma pequena mudança, como ajustar o público-alvo, ou algo grande, como transformar o produto principal, um planejamento e execução bem feitas podem manter seu negócio por muitos anos no mercado.