Mesmo com a redução do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) anunciada pelo Governo Federal para os automóveis zero quilômetro, em Joinville, o mercado de veículos seminovos continua aquecido e as empresas do setor buscam estratégias diferenciadas para atingir o consumidor e manter os resultados.
Uma dessas iniciativas são os feirões de carros, onde diversas revendedoras se reúnem para levar ao público grande oferta de produtos, com condições às vezes diferenciadas, em um ambiente que se torna atrativo para toda a família vivenciar a jornada da compra do seu carro novo.
“O mercado de seminovos continua aquecido e não fomos impactados pela redução do IPI já que a medida vale apenas para os veículos de entrada e os carros zero estão com valores muito altos. Os feirões continuam sendo um excelente negócio porque cria possibilidade de grande volume de vendas, em um único final de semana” avalia Josias Correa, presidente da Ajorveu – Associação Joinvilense de Revendedores de Veículos Usados.
Atualmente, o grupo é formado por 12 lojas e os feirões representam um importante instrumento de vendas.
“Levamos de 600 a 700 veículos para cada evento e, em média, vendemos de 100 a 110 carros por feira. Os feirões são fundamentais para o faturamento das empresas que participam e representam de ¨30% a 40% do que vendemos por mês, em loja”, afirma Josias Correa.
De acordo com Luciano Coradi, diretor da Expoville, a chegada dos feirões teve início em 2019. Desde então, esses eventos que antes ocorriam em diversas cidades da região, começaram a migrar para Joinville e se tornaram periódicos com datas já confirmadas até o final do ano.
“Quando começamos a receber os feirões de automóveis, um pouco antes da pandemia, eram, em média, de três a quatro eventos por ano. Hoje, a Expoville realiza anualmente aproximadamente 25 feirões que geralmente ocorrem aos sábados e domingos, atraindo grande público de Joinville e região”, afirma Luciano Coradi.
Localização e público são diferenciais
A Ajorveu participa dos feirões da Expoville há cerca de sete anos e considera o local ideal para esses eventos, conforme aponta o presidente Josias Correa: “É o melhor ponto para os feirões, inclusive pela localização, já que atrai pessoas das regiões litorâneas e serra”.
Precursor dos feirões de carros em Joinville, Carlos Alberto Galiazzo, da Festcarville, iniciou com essa atividade em 1999. Ele também considera a Expoville o local estratégico para os seus eventos e destaca Joinville como cidade com alto potencial de negócios.
“A Expoville é o principal local para a realização dos feirões principalmente pela sua localização que é de fácil acesso tanto para o joinvilense como, também, para clientes das cidades vizinhas. Além disso, a cidade possui um perfil de público com bom poder aquisitivo e isso facilita a venda”, avalia.
A Festcarville participa dos feirões da Expoville com um grupo formado por 10 lojas fixas e duas convidadas. Nos feirões, cada box expõe cerca de 40 carros que vão desde os modelos populares até os tops de linha. A média de vendas por feirão é cerca de 80 unidades.
E Galiazzo completa: “Por se tratar de feirão, o cliente já imagina preços mais em conta e com a facilidade de muitas opções em um mesmo local. A própria concorrência entre as lojas também facilita muito a negociação entre o vendedor e o cliente. Também atendemos profissionais liberais que precisam do carro para sua atividade e, com isso, fazemos literalmente a roda do mercado automotivo girar”.
Compra com experiência
Para Luciano Coradi, além da estrutura expositiva do pavilhão, a Expoville proporciona ao público que visita os feirões uma experiência que pode ser vivenciada em família e que torna a jornada da compra de um automóvel ainda mais especial.
“A compra de um carro novo é, muitas vezes, a realização de um sonho compartilhado por toda a família. E nos feirões, além da gigantesca quantidade de opções, os visitantes têm a comodidade do amplo estacionamento gratuito, podem aproveitar a oportunidade para vivenciar momentos ao ar livre no Parque da Expoville, inclusive com os seus pets, saborear a gastronomia e cervejas artesanais dos restaurantes, fazer compras no Centro Comercial. Ou seja, um completo programa em família”, destaca o diretor da Expoville.
Essa também é a percepção de Thiago Valencia, head de marketing do Carro Show, feirão com 13 anos de história. A cada edição, o grupo de 12 lojas expõe em média 700 veículos e vende de 120 a 150 veículos.
Segundo Valencia, os feirões são ambientes de alta concorrência, o que proporciona ao cliente comparar entre diversas opções, buscando o melhor atendimento, preço, taxas entre bancos e operadoras de crédito. Já os lojistas conseguem atingir um grande público, fechar vendas e gerar negócios futuros.
“Essa livre concorrência que o feirão proporciona, aumenta a qualidade do serviço oferecido, traz melhor ao atendimento e faz com que o cliente faça o melhor negócio possível. Nosso desempenho é muito bom em outros locais, mas as nossas edições na Expoville são sempre as maiores, com maior número de lojas participantes e, consequentemente, mais vendas que também acabam sendo fechadas na semana seguinte ao evento”, afirma Valencia.
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.