A cidade de Corupá (SC), reconhecida pela banana mais doce do Brasil, recebe até 22 de agosto a última etapa da exposição “Histórias com o Sabor da Nossa Terra”. A mostra, que valoriza os produtos com Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, está no Seminário Sagrado Coração de Jesus e tem entrada gratuita.
A exposição, que coincide com as comemorações do Dia da Banana, 15 a 17 de agosto, destaca produtos com IG, como a banana de Corupá, o mel de melato da bracatinga do Planalto Sul, o queijo artesanal serrano dos Campos de Cima da Serra, a maçã Fuji de São Joaquim, vinhos de altitude, linguiça de Blumenau, cachaça de Luiz Alves, erva-mate do Planalto Norte e vinhos dos Vales da uva Goethe.
Com curadoria da jornalista gastronômica Leyla Spada, a exposição é parte do projeto “Comida com História”, que tem como objetivo promover a cultura alimentar e fortalecer as cadeias curtas de produção. Desde 2018, o projeto atua com foco na valorização dos produtos locais por meio de reportagens, entrevistas e experiências.
“Encerrar a turnê em Corupá no meio da celebração do Dia da Banana é simbólico. A fruta faz parte do dia a dia das famílias locais, é identidade e sustento. A proposta da mostra é exatamente essa: fazer com que os consumidores reconheçam o valor dos alimentos a partir da sua origem”, afirma.
A exposição é documentada com fotografias de Fellipe Abreu, Willian Mariot, Marcelo Feble e Angélica Luersen, que retratam o cotidiano da produção e o vínculo das comunidades com os produtos que representam a história de Santa Catarina.
Serviço
Quando: Até 22 de agosto de 2025.
Onde: Seminário Sagrado Coração de Jesus
Endereço: R. Padre Gabriel Lux, 900 – Seminário, Corupá /SC
Entrada: Gratuita.
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojeSC.