
Agradar a todos é uma ilusão. Ninguém nunca conseguiu falar e agradar públicos diferentes e a empresária que insiste na tentativa de abordar e conquistar pessoas de interesses muito distintos só tem a perder. Perde tempo, perde dinheiro e o desânimo aparece. As vendas estagnadas, esforço demais para falar com tanta gente, mas o reconhecimento que a gente tanto espera, não vem.
O posicionamento de uma marca reflete como ela é vista pelo seu público. Podemos dizer que é a “personificação” da marca: é como ela demonstra os seus diferenciais, mas também como ela apresenta o que é importante para ela: os seus valores. O posicionamento é um passo importantíssimo dentro do branding, que é uma das áreas fundamentais do Marketing. Através dele, uma marca é capaz de se sustentar diante de um público que busca fidelizar. É o que garante a coerência entre o que ela promete, o que entrega, como se comunica e qual público deseja atrair.
O posicionamento é firme. Não é algo que se muda a cada estação, nem que se adapta para caber na expectativa alheia muito menos que muda conforme um assunto em alta. O posicionamento é o pilar para definir todos os caminhos que a marca deve seguir. O fato de você, como empresária se posicionar não quer dizer que você encontrou a “chave para o sucesso”. Mas sim, que você decidiu não se desviar do que acredita e que os seus valores, opiniões e princípios nortearão as suas atividades profissionais. Ter posicionamento é, antes de tudo, fazer escolhas. E você sabe que toda escolha envolve uma perda.
Em toda empresa existe uma tríade fundamental que o empresário precisa definir com base na sua estratégia: posicionamento, comunicação e público alvo. A definição de um destes pilares está intimamente ligado ao outro. E a partir do momento que forem definidos, com base em estudos de mercado, potencial da sua empresa e diferenciais do seu negócio eles não devem ser alterados diante de um cenário que muda frequentemente. E acredite: o seu posicionamento será provado o tempo todo! Se você não for firme no que decidiu com base em estudos estratégicos específicos para a sua empresa, mudar de posicionamento a cada possibilidade será uma cilada, porque enfraquece qualquer relacionamento que tenha sido criado.
A conexão com o seu público é gerada quando ele se identifica com o que a sua marca demonstra ser. E esta identificação vem quando o seu posicionamento é firme e claro. Quando a pessoa olha para sua marca e entende de imediato se aquilo que ela oferece faz sentido ou não para ela.
Posicionar-se não está em dar a sua opinião sobre assuntos em alta ou polêmicos. Mas está em todas as decisões do dia a dia da empresa, porque o posicionamento é sobre quem a empresa é. Ele está na forma como você precifica seus produtos, como responde a um cliente, como você escolhe com quem se associar, como estrutura sua comunicação e até no que deixa de divulgar. Ele influencia desde a idéia até o pós vendas. Ele molda o tom de voz, a abordagem comercial e o relacionamento com o público.
Por isso, não se trata apenas de dizer “sou premium” ou “sou acessível”. É preciso sustentar esse posicionamento em cada ponto de contato da marca. O mercado percebe incoerência muito rápido. E quando isso acontece, o seu valor fica comprometido. E um posicionamento manchado demora muito tempo para ser recuperado.
Um erro comum de quem está começando, ou de quem ainda não amadureceu o suficiente no seu negócio, é abandonar um posicionamento só porque ele ainda não trouxe resultados imediatos. Mas é por isso que esta definição só deve acontecer depois de um estudo estratégico bem embasado, porque posicionar-se não é uma fórmula para resultados rápidos. É construção de relacionamento com o seu público alvo pensando em médio e longo prazo.
Leva tempo para ocupar um espaço na mente do seu público. Ainda mais se esse espaço já estiver ocupado por outras marcas. Você precisa insistir, repetir e sustentar. A sua constância comunicando o seu posicionamento para o seu cliente é o que constrói a sua autoridade.
Leia outras colunas da Ana Claudia Wiecheteck aqui.