Primeiro discurso de Leão XIV
Em seu primeiro discurso na Praça São Pedro, o papa Leão XIV destacou a busca pela paz. “Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante”, disse. Em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza, pediu ajuda aos fiéis. “Vocês também podem nos ajudar a construir pontes por meio do diálogo e do encontro, para sermos um só povo, para estarmos em paz.”
Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, no Illinois (EUA), o frei agostiniano tornou-se prefeito do Dicastério para os Bispos em 2023. No mesmo ano, recebeu o barrete vermelho cardinalício. Seu papel cresceu em importância nos últimos anos.
O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo.
Lema de Leão XIV
Segundo a Santa Sé, seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.