Pular para o conteúdo

PAPA LEÃO XIV: americano Robert Francis Prevost é eleito novo líder da Igreja Católica

papa leao xiv robert francis
Habemus Papam! O novo papa é o norte-americano, Robert Francis Prevost, de 69 anos, que agora se chama papa Leão XIV. Ele foi anunciado no começo da tarde desta quinta-feira (8), e após acenar todos que estavam na Praça de São Pedro, no Vaticano, rezou a Ave Maria e agradeceu ao papa Francisco e aos cardeais que o elegeram. Sua primeira oração foi pela paz mundial.

Primeiro discurso de Leão XIV

Em seu primeiro discurso na Praça São Pedro, o papa Leão XIV destacou a busca pela paz. “Essa é a paz de Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante”, disse. Em meio às guerras na Ucrânia e em Gaza, pediu ajuda aos fiéis. “Vocês também podem nos ajudar a construir pontes por meio do diálogo e do encontro, para sermos um só povo, para estarmos em paz.”

Nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, no Illinois (EUA), o frei agostiniano tornou-se prefeito do Dicastério para os Bispos em 2023. No mesmo ano, recebeu o barrete vermelho cardinalício. Seu papel cresceu em importância nos últimos anos.

O grupo de cardeais reunidos para o conclave na Capela Sistina escolheu o 267º papa da história, que vai suceder Francisco à frente do Vaticano. Era necessário um mínimo de dois terços dos 133 votantes para a escolha do novo líder da Igreja Católica, que tem cerca de 1,4 bilhão de fiéis pelo mundo.

Lema de Leão XIV

Segundo a Santa Sé, seu lema episcopal é “In Illo uno unum”, palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

Novo papa teve atuação na América do Sul

Prevost não estava entre os principais cotados até dias atrás, mas veio crescendo entre os cotados nos últimos dias. Embora seja americano, tem forte histórico na América do Sul, onde foi vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana. Especialistas não esperavam um pontífice com atuação na América Latina, uma vez que Francisco era argentino.

Foto: Reprodução TV