Não vá pensar que só porque a empresa é pequena, ela não precisa de gestão!
Mesmo as pequenas empresas precisam pensar em diversas áreas: finanças para gestão do dinheiro, recursos humanos para gestão de pessoas, comercial/vendas para gestão de vendas, logística para gestão de entregas e assim por diante.
A empresa é sistêmica, uma coisa depende da outra. Não adianta vender se não tem como entregar, não adianta prometer se não tem como cumprir, não adianta vender se o cliente não tem condições de pagar! Uma área está totalmente ligada à outra.
Quando o empresário começa a empreender ele normalmente se preocupa somente com o básico: o que vai fazer e como vai vender. Para os primeiros meses de empresa muitas vezes é só isso que importa, mas conforme o negócio vai crescendo vão surgindo outras necessidades e é quando o empresário precisa exercer a gestão do seu negócio.
Empresas quebram, por falta de gestão.
Segundo o site do Sebrae (Portal Sebrae) no Brasil cerca de 40% das empresas encerram suas atividades antes de completar cinco anos, com os MEIs apresentando a maior taxa de mortalidade. Fatores como gestão financeira ineficaz, falta de planejamento e concorrência acirrada contribuem significativamente para esse cenário.
Algumas dicas para ajudar na gestão do negócio:
1. Gestão Financeira – uma das gestões mais esquecidas e uma das mais importantes, pois ter um controle financeiro do negócio faz com que o dono do negócio entenda o resultado de suas decisões. Um fluxo de caixa bem feito, com informações de entradas e saídas de dinheiro deve ser a base para tomada de decisões diariamente.
2. Planejamento Estratégico – outra gestão que normalmente é deixada de lado. Ter um plano estratégico com metas, objetivos e a forma de como chegar no crescimento desejado, ajuda na tomada de decisão. Empresas que antes de abrirem tem um plano de negócios, tem mais chance de dar certo.
3. Gestão de Marketing e Vendas – você precisa ter clientes! Você precisa atrair e fidelizar clientes. Conhecer seu público alvo, ter um bom relacionamento com seu cliente, atender bem o cliente, oferecer uma boa experiência para que ele fidelize e volte a comprar. Gerenciar campanhas de divulgação, ouvir e tratar feedbacks contribuem para o crescimento.
4. Gestão de compras – ter controle de estoque, manter um bom relacionamento também com fornecedores. Fazer boas negociações, comprar o necessário, armazenar de forma correta e organizada, protege e otimiza seus recursos financeiros.
5. Gestão de Recursos Humanos – contratar pessoas e reter esses talentos para sua empresa. A importância de um processo de contratação: quem, quando, onde, como e por que contratar.
6. Tecnologia – busque ter um sistema de controle com integração com seu caixa de forma a melhorar a eficiência do seu negócio. Invista em tecnologia e inovação.
7. Parcerias – o empreender é solitário, mas não precisa ser assim. Pratique o network, busque grupos de negócios que te ajudem a crescer, faça parcerias.
Independentemente do tamanho da empresa a gestão de um negócio é um processo contínuo que exige dedicação, adaptação e aprendizado contínuo. O empresário precisa estar atento aos desafios, às ameaças e oportunidades e estar sempre preparado para fazer ajustes conforme necessário, para garantir o sucesso e o crescimento do seu negócio.