DESTAQUE DA REDAÇÃO
Pular para o conteúdo


DOCUMENTO

5 curiosidades sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

CNH

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes para os brasileiros, representando não só o direito de dirigir, mas também uma forma de identificação válida em todo o território nacional.

Confira cinco fatos interessantes sobre a CNH no Brasil:

1. A CNH nem sempre existiu como a conhecemos hoje

O primeiro documento oficial para dirigir no Brasil surgiu em 1903, com o nome de “Carta de Condução”. Mas foi só em 1998 que a CNH moderna, com formato padronizado e elementos de segurança, passou a valer em todo o país.

2. O Brasil tem mais de 75 milhões de motoristas habilitados

Segundo dados recentes da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o país ultrapassou a marca de 75 milhões de condutores ativos, com predominância da categoria B (veículos de passeio). O número cresce a cada ano, acompanhando o aumento da frota nacional.

3. Há motoristas com mais de 100 pontos na CNH

Embora o limite legal de pontos por infrações seja 20, 30 ou 40 (dependendo da gravidade das multas), existem registros de motoristas com mais de 100 pontos acumulados. Isso acontece devido à lentidão em processos administrativos e recursos judiciais pendentes.

4. CNH digital já é realidade — e dispensa o papel

Desde 2018, os condutores podem portar a versão digital da CNH pelo celular, com validade jurídica igual à física. Ela pode ser acessada por aplicativo e ainda permite exportar os dados como PDF, o que facilita em várias situações.

5. Quem tem mais de 50 anos faz renovação com mais frequência

As regras para renovação mudaram em 2021: motoristas com até 49 anos renovam a CNH a cada 10 anos; entre 50 e 69 anos, a cada 5 anos; e acima de 70, a cada 3 anos. A medida busca garantir maior segurança no trânsito, acompanhando possíveis mudanças na aptidão física.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Leia outras notícias no HojeSC.