A estratégia está em tudo quando falamos de empreendedorismo, seja para abrir um novo negócio, seja para crescer ou expandir a empresa. Em todos os momentos é importante ter estratégias e um plano alinhados aos desafios e oportunidades do mercado.
Para auxiliar a empresas existe uma ferramenta de planejamento estratégico chamado CANVAS – essa ferramenta ajuda a fazer o planejamento de maneira a organizar e definir ideias e criar possibilidades. A ferramenta tem os seguintes itens:
1. Parcerias: quais são as empresas que podem ser importantes para expandir seu mercado, aproveitando-se dos mesmos clientes. Faça alianças estratégicas para aumentar o mercado e/ou compartilhar recursos. Além disso esses parceiros podem facilitar a entrada em novos mercados que você nem havia pensado.
2. Atividades: olhe para suas atividades e analise o mercado. Onde tem oportunidades de crescimento? Como está a concorrência e como está o cliente, ele precisa disso? Como estão as tendencias do mercado, o que o consumidor pode te contar?
Se for o caso, pense em adaptar seus produtos e/ou serviços para atender à essa demanda, isso também se chama inovação. Invista em inovação para aumentar suas vendas.
3. Recursos: olhe para seus recursos pessoais, construa uma equipe diversificada e multicultural, isso é muito rico e pode oferecer insights bem interessantes de outros mercados. Não deixe de investir em treinamento e capacitação de seus colaboradores isso vai te trazer um time coeso e comprometido com sua empresa.
4. Proposta de valor: o que você faz de diferente dos seus concorrentes? Seja inovador. Hoje quem não inova e quem não consegue se adaptar rapidamente ao seu cliente não consegue crescer.
5. Relacionamento com clientes: como falar com o cliente? Ele vai ser atendido de forma humanizada? Qual a tecnologia que será usada para conversar com seu cliente? Isso vai impactar diretamente na sua estratégia de marketing. Sua mensagem deve ser a mesma que o cliente vai encontrar nas campanhas e quando ele entrar em contato com a empresa.
6. Canais de atendimento: onde o cliente irá te encontrar? Utilize as redes sociais e marketing de conteúdo para que o cliente te encontre. Direcione as campanhas para seu público alvo, avalie a possibilidade de abrir filiais ou pontos de venda em regiões estratégicas.
7. Segmentos de clientes: Quem é seu cliente? Ele está feliz e satisfeito? Busque feedbacks para ajustar produtos e serviços de acordo com as expectativas do seu público. Fidelize seu cliente tornando sua experiencia algo bom.
8. Estrutura de custos: quanto você vai investir? estabeleça métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar o progresso e o sucesso da expansão, ajustando as estratégias conforme necessário com base nos resultados.
9. Fontes de receita: De onde captar recursos? Financiamentos, investidores anjo? Bancos? Sempre cuide do financeiro e reinvista parte dos lucros em inovação e crescimento. Avalie os números do seu financeiro, tenha relatórios e controle, isso vai te ajudar no caso de precisar de recursos.
Ter análises que te ajudem a entender seu negócio e o mercado, também vai te ajudar a crescer.
Leia mais colunas da Karla Küster no HojeSC