O prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, acompanhado do engenheiro civil do setor de Convênios do Município Romário Heidemann realizou nessa quarta-feira (11) a apresentação oficial do projeto do Sistema Viário de Porto Belo ao secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, Jerry Comper, e sua equipe.
O projeto, que tem como objetivo modernizar e otimizar o tráfego na cidade e região, marca um importante passo para a mobilidade urbana e o desenvolvimento local.
O processo licitatório para a elaboração dos projetos e licenciamentos – incluindo o licenciamento ambiental de todos os acessos – será iniciado nas próximas semanas. Os projetos são custeados através de uma parceria com o Governo do Estado, viabilizada pela Secretaria de Infraestrutura através do deputado estadual Emerson Stein.
Bombinhas
Um dos destaques do projeto é o acesso alternativo entre Porto Belo e Bombinhas, que terá saída direta na marginal da BR-101.
Atualmente, um acesso já existe e recebe manutenção dos municípios de Porto Belo e Bombinhas, com saída no bairro Vila Nova.
O novo sistema, no entanto, busca oferecer uma solução definitiva e moderna, aliviando o trânsito nas vias principais e garantindo maior fluidez entre as cidades.
O prefeito Joel Lucinda destacou que o projeto visa beneficiar não apenas Porto Belo, mas toda a região. “A ideia, a partir desta apresentação, é que o Governo do Estado esteja ainda mais alinhado com o projeto. Queremos construir um sistema viário que atenda as demandas atuais e futuras, pensando no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida da população. Sabemos que os problemas enfrentados por Porto Belo no trânsito afeta não apenas a nossa cidade, mas toda a região”- reforçou o prefeito.
Com o início do processo licitatório, Porto Belo dá um passo concreto para transformar o projeto do Sistema Viário em realidade. A expectativa é de que a parceria com o Governo do Estado acelere as etapas de planejamento, garantindo que a cidade continue a crescer de forma ordenada e acessível.
Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Belo
Leia outras notícias no HojeSC.