O Governo do Estado registra neste ano de 2024 um importante avanço nas medidas de facilitação para abertura de empresas em Santa Catarina.
O SC Bem Mais Simples, programa de fomento à desburocratização para criação de novos negócios, chegou a mais 34 municípios catarinenses entre janeiro e outubro.
Assim, a simplificação para criação de empresas alcança novas regiões, incentivando o empreendedorismo e a economia de Santa Catarina.
Os 34 novos municípios realizaram a adesão ao SC Bem Mais Simples, processo que é incentivado pelo Governo do Estado para estimular o ambiente de negócios. Com o acréscimo, o número de prefeituras que aderiram ao programa saltou de 110, em janeiro de 2024, para 144 em outubro. Este salto, de 31%, beneficia milhares de empreendedores.
Quando uma prefeitura realiza a adesão ao SC Bem Mais Simples, o processo de abertura de empresas é agilizado. Assim, micro e pequenas empresas de baixo risco, por exemplo, recebem alvará de funcionamento por meio de autodeclaração. Ou seja, substitui os atestados dos Bombeiros, Vigilância Sanitária e órgãos ambientais. Isso acelera o processo da abertura de empresas, que em média leva 48 horas em Santa Catarina.
“O Governo de Santa Catarina tem apostado em medidas de simplificação, desburocratização e garantia de liberdade econômica para os nossos empreendedores. Isso estimula a criação de emprego e renda, bem como reduz a informalidade. A melhoria do nosso ambiente de negócios, por meio de medidas de simplificação, é uma das missões determinadas pelo governador Jorginho Mello”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom GOVSC
Leia outras notícias no HojeSC.