Chico Science não foi apenas um músico; ele se tornou o porta-voz de um movimento que transformou a música brasileira e influenciou o cenário global: o Manguebeat. Em “Criança de Domingo”, o jornalista José Teles explora com profundidade a vida, a obra e o legado de Chico, trazendo revelações inéditas sobre sua trajetória e detalhes comoventes sobre o trágico acidente que encerrou sua vida. A biografia musical será lançada pela Editora Belas Letras no dia 23 de outubro.
A obra mergulha nas raízes culturais e sociais que moldaram Chico, revelando como um garoto de Recife, fascinado pelos manguezais e pelo caos urbano, conseguiu unir a tradição de sua terra com o espírito da modernidade. A biografia musical também traz uma visão íntima do processo criativo por trás dos dois únicos discos de Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama ao Caos e Afrociberdelia – que não só influenciaram a música brasileira, mas ecoam até hoje no cenário global.
“Criança de Domingo” revela momentos íntimos e pouco conhecidos de Chico, através de depoimentos inéditos de amigos, familiares e companheiros de banda. São testemunhos que mostram o lado humano do gênio criativo, com suas angústias, sonhos e visões sobre o futuro. Em uma das reflexões anotadas em seus cadernos, Chico escreveu:
“Se meu corpo tem alma, minha alma também tem. Por isto existe algo mais além. O sem-fim. O fim que não termina.” (Chico Science, em um de seus cadernos pessoais).
Essas palavras, que misturam espiritualidade e inquietação, refletem a intensidade com que Chico vivia e sua visão única sobre a vida e a morte. E é justamente essa profundidade que o livro captura, trazendo à tona um retrato verdadeiro de um artista que nunca se acomodou e sempre procurou o “algo além”.
A biografia musical traz, inclusive, novas e impactantes revelações sobre o trágico acidente que resultou na morte de Chico Science. O autor detalha o momento exato do acidente, a colisão fatal com o poste e o silêncio que se seguiu. Pela primeira vez, são revelados aspectos até então pouco discutidos sobre a falha no cinto de segurança de seu Fiat Uno, e o processo judicial movido pela família de Chico contra a montadora Fiat, uma batalha legal que lançou novas luzes sobre o acidente.
Essa biografia é muito mais do que uma homenagem a Chico Science; é uma imersão profunda no universo criativo do artista, revelando a mente
inquieta por trás de sua música, arte e visão do mundo. É uma obra essencial não só para os fãs de Chico e do Manguebeat, mas para todos aqueles que desejam entender como a música pode transformar e questionar uma sociedade.
O livro “Criança de domingo: uma biografia musical de Chico Science” está disponível no site da editora e em sites parceiros, como Travessa, Livrarias
Curitiba, Martins Fontes, Livraria da Vila, Amazon entre outros. A obra chega às livrarias a partir do dia 20 de novembro de 2024.
O livro chega em duas versões: uma edição limitada em capa dura com itens exclusivos, incluindo uma réplica do manifesto Caranguejos com Cérebro, e outra edição em capa comum.
Para mais notícias acesse HojeSC.com
(Foto: Divulgação)