Com enredo sobre a Doença Ocular da Tireoide (DOT), o filme “Atrás dos meus olhos”, terá sua pré-estreia neste sábado (17), na sala de cinema Gilberto Gerlach, do Centro Integrado de Cultura (CIC), às 10h. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis no link.
Após a exibição do filme, ocorrerá uma roda de conversa entre a plateia, elenco, instituições e profissionais da saúde para abordar a importância da arte como instrumento facilitador de temas relevantes na saúde pública, como a DOT, e para esclarecer dúvidas sobre a doença.
A obra cinematográfica conta a história de Celina, uma fotógrafa conceituada que viaja pelo mundo registrando com um olhar poético, a realidade da vida periférica, cuja última viagem foi ao tradicional bairro do Candeal, em Salvador. O elenco tem a participação de duas pacientes com Doença Ocular da Tireoide, expondo a realidade de quem vive com a doença para encorajar outras pessoas a buscarem ajuda. Já a figuração foi composta por refugiados, pacientes com doença rara e transplantados.
Sinopse
Em seu dia a dia, Celina começa a ter dificuldades para enxergar. Vai a vários médicos, mas sem conseguir um diagnóstico conclusivo e fica difícil seguir com seu trabalho. Após muitas tentativas, o diagnóstico finalmente é concluído. Celina tem uma doença rara chamada Doença Ocular da Tireoide. Pouco conhecida mesmo por profissionais da saúde.
Iniciado o tratamento, ela retoma seu trabalho, seus sonhos e decide iniciar um projeto para ajudar outras pessoas que nem imaginam a existência dessa doença, mas precisam da mesma ajuda que ela precisou.
Serviço
Pré-estreia do filme “Atrás dos meus olhos”
Data: 17 de agosto
Local: Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica)
Horário: 10h
Ingressos: gratuitos pelo link
Para mais notícias acesse HojeSC.com
(Foto: Divulgação)