Literatura, artes cênicas, diversidade, e a reflexão sobre o amor e suas possibilidades. Após nove anos, o Espetáculo Figo retorna a Blumenau com quatros apresentações. Nos dias 7 e 8, às 20h, na Carona Escola de Teatro, no Teatro Carlos Gomes; e, nos dias 13 e 14 de outubro, às 20h, na Sala S-113, no Campus 1, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).
A dramaturgia é composta por um conto do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e textos de Gregory Haertel e Rafael Koehler, que também atua como ator; e direção de Pépe Sedrez. O evento é gratuito, com retirada de ingresso uma hora antes no local. Todas as ações contam com tradutoras e intérpretes de Libras.
“É uma alegria imensa retornar a apresentar Figo em Blumenau. A peça estreou em Blumenau em 2010, e continua ativa até hoje. Por um lado, isso é ótimo, mas por outro nem tanto, pois a peça se torna cada vez mais atual, o que demonstra que estamos vivendo em uma sociedade mais violenta para pessoas LGBTQIAPN+. A proposta de Figo é sensibilizar a população em geral sobre a beleza de viver um amor e o quanto como sociedade precisamos aprender a respeitar a diversidade humana, e Blumenau é um dos locais de Santa Catarina que mais precisa ser sensibilizado”, afirma Rafael Koehler.
Segundo Koehler, Figo conta a história de um rapaz que, em conversa com o público, lembra de situações e amores vividos: uma noite inesquecível no Chile; o sabor do vinho; o carnaval; um samba bonito; um corpo, que por acaso era de homem, gostando de outro corpo, que por acaso era de homem também; fogos de artifício; as plêiades. Com a riqueza de cada detalhe as histórias se intensificam e questões sobre amor e preconceito são levantadas.
O projeto Figo em Blumenau conta ainda com uma Roda de Conversa, no dia 14 de outubro, logo após a última apresentação, no Campus 1 da FURB, com as participações do diretor do espetáculo, Pépe Sedrez, e do ator Rafael Koehler. O evento gratuito e com tradução em Libras.
Serviço
Espetáculo “Figo” em Blumenau
7 de outubro, às 20h – Carona Escola de Teatro, no Teatro Carlos Gomes (Rua 15 de Novembro, 1181 – Centro)
8 de outubro, às 20h – Carona Escola de Teatro, no Teatro Carlos Gomes (Rua 15 de Novembro, 1181 – Centro)
13 de outubro, às 20h – FURB Campus 1/Laboratório de Espetáculos, Sala S-113 – Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca
14 de outubro, às 20h – FURB – Campus 1 / Laboratório de Espetáculos, Sala S-113 (Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca)
21h: Roda de Conversa, logo após o espetáculo, com o ator Rafael Koehler e o diretor Pépe Sedrez
Entrada gratuita
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Jonathan Pellense)