Pular para o conteúdo

A arquitetura de Balneário Camboriú e suas transformações

CYNTHIA-KARAS-CABECA-HOJESC

Ao longo dos anos, Balneário Camboriú se consolidou como um polo de qualidade de vida, tanto para aqueles que buscam um lugar para morar quanto para os que desejam aproveitar suas atrações turísticas. A cidade oferece um ambiente tranquilo e acolhedor seguro e agradável, capaz de atender a diferentes perfis de moradores, desde famílias, jovens profissionais até aposentados em busca de sossego.

A cidade se destaca pela modernidade, tanto em mobilidade, quanto em arquitetura. No horizonte, é possível se surpreender com arranha-céus e empreendimentos imobiliários de alto padrão, o que atrai investidores, gera empregos e favorece o acesso a uma ótima qualidade de vida. Com uma visão humanizada, o cuidado com as pessoas promove um sentimento de pertencimento da cidade, transformando Balneário Camboriú em um propósito de vida.

Quatro fatores que têm impulsionado esse movimento rumo a Balneário: qualidade de vida, home office, oportunidades de empreendedorismo e a “vibe” única que a cidade oferece.

A evolução da verticalização em Balneário Camboriú reflete o desenvolvimento urbano e econômico da cidade ao longo das décadas. Inicialmente uma pequena vila litorânea, a cidade começou a se transformar nos anos 1950 com os primeiros marcos arquitetônicos, como o Hotel Fisher e o Edifício Eliane. Nos anos 1960, um boom imobiliário impulsionado pela popularidade da “Praia Presidencial” e a alteração do traçado da BR-101 aumentou a construção de edifícios altos.

O Hotel Fischer no ano de sua inauguração, em 1957. O terreno ficava na faixa de areia mais estreita da Barra Sul, e explorava a vista do mar a sua frente e o acesso ao rio Camboriú nos fundos. (Acervo: Família Fischer)

Não há um estilo arquitetônico único em Balneário Camboriú. O que se vê é um estilo de construção específico de cada empresa. Alguns falam em neoclássico, mas, na verdade, o termo apropriado seria “neo-neo-clássico”, uma reinvenção do neoclássico. Recentemente, começaram a surgir construções mais contemporâneas, com fachadas de vidro e embasamentos mais abertos. Algumas dessas novas construções estão relocando as garagens para a parte traseira dos edifícios, permitindo que os apartamentos fiquem mais voltados para a frente.

Esta vista aérea de 1978 nos revela a íntima relação do Hotel Fischer com o Rio Camboriú. Nos fundos do hotel havia um ponto de atracação de pequenas embarcações, que serviam aos fornecedores de suprimentos, ao transporte de funcionários e aos passeios náuticos dos hóspedes. (Acervo: Família Fischer)

A corrida por alturas cada vez maiores foi facilitada por mudanças no plano diretor da cidade ao longo dos anos. A verticalização de Balneário Camboriú transformou a paisagem urbana e redefiniu o estilo de vida local, atraindo novos moradores e turistas em busca de modernidade e sofisticação. À medida que a cidade evolui, o desafio será equilibrar o crescimento com a sustentabilidade e a qualidade de vida, assegurando que Balneário Camboriú continue a ser um exemplo positivo de desenvolvimento urbano vertical no Brasil.

(Foto: Google)

Um exemplo marcante desse crescimento é o projeto Triumph Tower, que, quando concluído, será o maior prédio residencial do mundo. Com 509 metros de altura e 154 andares, será erguido no bairro Barra Sul, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024. Atualmente, o edifício residencial mais alto do mundo é o Steinway Tower, em Nova York, com 435, 3 metros, conforme o ranking internacional The Skyscrapper Center. A mesma lista mostra que o maior prédio em altura do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828,8 metros.Foto: Google.

Nos últimos anos, Balneário Camboriú tem se estabelecido como um destino cada vez mais cativante para aqueles que buscam uma transformação em suas vidas. Com sua combinação única de modernidade, sofisticação e qualidade de vida, a cidade oferece um ambiente ideal tanto para novos moradores quanto para investidores.

À medida que continua a evoluir e a se reinventar, Balneário Camboriú reafirma seu papel como um exemplo de urbanização vertical bem-sucedida no Brasil.