Pular para o conteúdo

A busca constante pela inspiração e criatividade

ANA CLAUDIA WIECHETECK CABECA hojesc

Eu amo falar sobre criatividade! Ela é habilidade que fez o ser humano sair das cavernas e ter acesso à tudo o que conhecemos hoje. Você imagina um mundo sem a criatividade? A nossa capacidade criativa é a habilidade de nos fazer realizar os mais diversos planos, projetos e sonhos. O lado bom é que ela é treinável e capaz de crescer a cada dia, mas o lado ruim é que nós mesmos podemos sabotá-la.

Se em todas as áreas da nossa vida nós temos desafios, a criatividade e a inspiração são recursos valiosos que devemos exercitar frequentemente para nos ajudar a enfrentar e resolvê-los. Agora, imagine se estes desafios forem dentro da sua empresa, ou nos seus negócios: os desafios não faltam diariamente. Estamos sempre em um cenário que exige inovação e mudanças rápidas, então ter a capacidade de pensar em alternativas inovadoras, certamente nos coloca a frente dos nossos concorrentes.

Porém, muitas vezes a busca pela inspiração não é tão simples. Especialmente diante das pressões e stress diários. Então, como manter a nossa inspiração acesa e evitar o bloqueio criativo? A criatividade não se alimenta apenas de assuntos dos quais você domina ou que você tenha maior interesse. Pelo contrário. A inspiração vem do conhecimento, mesmo que raso, de áreas diversas, como artes, ciência e filosofia, de ler livros de assuntos diferentes do seu costume, de conversar com pessoas fora do seu círculo de amizades, viajar para locais diferentes e mergulhar na cultura local. Essas perspectivas amplas e variadas enriquecem o seu repertório criativo, permitindo que as ideias diferentes surjam e que soluções sejam encontradas de maneiras diferentes. Quando um empreendedor se permite explorar além de sua área de atuação, ele acessa um universo de possibilidades para inovações inesperadas.

Para manter a inspiração viva, adote hábitos que estimulem a mente e a mantenham em constante movimento, por exemplo:

• Busque novas experiências: Através de viagens, ler um livro de um assunto diferente do seu habitual, participar de eventos fora do seu nicho, visitas em exposições culturais, mudar a rotina visitando locais que vc não costuma frequentar e até mudar o caminho que vc faz todos os dias ampliam os seus horizontes e são ótimas opções para vc ter novas experiências e enriquecer o seu repertório criativo.

• Tenha momentos de desconexão: A inspiração frequentemente surge nos momentos em que não estamos focados diretamente no problema. O hábito de desconectar-se, seja com caminhadas, meditação ou um hobby criativo, permite que a mente relaxe e crie novas conexões.

• Cerque-se de pessoas inspiradoras: Manter contato com outros empreendedores, artistas, criativos e pensadores amplia nossa rede de ideias e referências. Conversas e trocas de experiências com essas pessoas podem ser fontes de inspiração inesperada. Invista tempo para ampliar a sua rede de contatos.

• Anote suas ideias: Muitas vezes, somos surpreendidos por uma ideia em momentos inesperados. Manter um bloco de notas ou utilizar aplicativos para registrar esses insights é fundamental para não deixar a inspiração escapar. Pequenas ideias podem se transformar em grandes projetos quando revisitadas com calma.

Mas como falei no início, apesar de tantas formas de alimentarmos a nossa criatividade, nós também conseguimos enfraquece-la, se tivermos uma rotina nociva ao crescimento da nossa inspiração. Veja abaixo alguns dos maiores vilões da sua criatividade:

• Rotina excessiva: A rotina sem novidades, todos os dias as mesmas atividades, suga a energia criativa, limitando as possibilidades de ver além do comum.

• Pressão e estresse: Quando nos sentimos pressionados por resultados e prazos, a criatividade fica comprometida. O foco se volta tanto para a execução mecânica de tarefas que a mente não consegue relaxar o suficiente para gerar novas ideias.

• Medo de errar: O medo de falhar ou de ser julgado por ideias novas ou ousadas bloqueia o processo criativo. Muitas vezes, inovações surgem de tentativas e erros, mas esse medo impede o surgimento de ideias que, embora arriscadas, poderiam ser revolucionárias.

• Sobrecarga de informação: A quantidade gigantesca de dados às quais somos submetidos a todo instante e a necessidade de estar sempre atualizado podem resultar em falta de foco, dispersando a atenção em muitas direções ao mesmo tempo.

A busca pela inspiração é um processo contínuo, dinâmico e apaixonante. Essencial tanto para o sucesso nos negócios quanto para o desenvolvimento pessoal. Não menospreze participar de novas experiências diárias e momentos de reflexão porque estes momentos são muito valiosos quando pensamos em fortalecer a nossa capacidade criativa. A criatividade não é apenas o ponto de partida para grandes ideias, mas é a força que as transformará em realidade.

Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.