Da Redação
Em nota oficial, o Grupo BFabbriani reconhece que, em alguns casos, comercializou imóveis em Itapema sem finalizar o registro de incorporação
Alvo da Operação “Black Flow”, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) no último dia 3 de setembro, a BFabbriani Incorporadora, com sede em Itapema (SC), estaria com pelo menos 12 empreendimentos lançados, com muitas unidades vendidas e longe de serem entregues.
Na ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), agentes cumpriram 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva.
A reportagem do HojeSC teve acesso no início deste mês de setembro a imagens, realizadas em julho de 2024, de 12 empreendimentos que mostram as condições dos locais com obras distantes de serem iniciadas ou entregues pela BFabbriani em Itapema.
A compra de imóveis na planta sem registro de incorporação é crime previsto em lei e os consumidores devem ficar atentos. Segundo o MPSC, foi realizado um esquema imobiliário fraudulento na região do Litoral Norte catarinense totalizando quase R$ 90 milhões movimentados pelos investigados. Conforme a investigação do órgão, empresas estariam adotando condutas graves, prejudicando diversos compradores, corretores de imóveis e permutantes, com um número expressivo de lesados.
Abaixo a lista dos 12 empreendimentos do grupo BFabbriani em Itapema que ainda não foram entregues:
Colline Residencial
Endereço: Rua 706, A1 – Várzea, Itapema – SC
Prazo de entrega: Dezembro de 2027
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/colline/]
Urban Residencial
Rua 442, 752 – Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Dezembro de 2026
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/urban/]
Move Residencial
Rua 442, Nº 462, Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Março de 2027
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/move/]
Hype Residencial
Rua 418, Nº 640, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Junho de 2027
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/hype/]
Hub 44
Rua 444, Nº 513, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Setembro de 2027
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/hub/]
Flow
Rua 424, Nº 768, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Outubro de 2027
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/flow/]
Mondrian
Rua 406, Nº 286, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Janeiro de 2028
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/mondrian/]
Haus
Rua 402, Nº 742, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Março de 2028
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/haus/]
Nord Residencial
Rua 430 C, Nº 831, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Maio de 2028
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/nord/]
Oslo
Rua 402 B, Nº 395, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Agosto de 2028
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/oslo/]
Duo
Rua 438 e Rua 440, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Outubro de 2028
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/duo/]
Pop
Rua 432 e 398, Bairro Morretes, Itapema – SC
Prazo de entrega: Fevereiro de 2029
Site oficial da obra: [https://bfabbriani.com.br/empreendimentos/pop/]
Caro leitor(a), julgue você mesmo a nota oficial abaixo da Construtora BFabbriani.
NOTA OFICIAL DO GRUPO BFABBRIANI SOBRE A OPERAÇÃO BLACK FLOW
O grupo BFABBRIANI vem a público repudiar declarações irresponsáveis acerca de supostos desvios de valores e golpe no mercado imobiliário em Itapema (SC), feitas por autoridades policiais no âmbito da Operação Black Flow. Não houve desvio de valores e tampouco golpe. As conclusões são precipitadas, fruto de interpretação equivocada acerca da sua estrutura organizacional, e não refletem a realidade dos fatos.
O seu grupo econômico é formado por BFABBRIANI INCORPORADORA LTDA., BFABBRIANI CONSTRUTORA S.A. e por inúmeras sociedades de propósito específico (SPEs), cada uma criada para administrar um único e respectivo empreendimento imobiliário — prática comum no mercado. Tendo em vista que os colaboradores que atuam nos escritórios do Rio de Janeiro e de Itapema em favor das SPEs estão vinculados à BFABBRIANI CONSTRUTORA, para fazer frente aos seus compromissos regularmente são feitas transferências bancárias entre empresas do grupo, sem que isso represente desvio de valores ou golpe. O mesmo se aplica à distribuição de lucros e pró-labore aos sócios, que têm a construção civil como sua única atividade econômica e fonte de sustento.
A BFABBRIANI INCORPORADORA já foi vítima, no passado, de fake news acerca de golpe no mercado imobiliário, o que ocasionou danos à sua imagem e inúmeros transtornos às suas atividades empresariais em Itapema, inclusive com perseguição a colaboradores. As ameaças foram objeto de cinco boletins de ocorrência policial, os quais não foram sequer investigados. Não obstante, inúmeras retratações foram feitas e a fake news foi desmentida por seus autores.
Com o propósito de dar maior transparência à sua atuação, a BFABBRIANI INCORPORADORA procurou o diretor do PROCON em Itapema, coordenador da força-tarefa criada para combater irregularidades no mercado imobiliário. A empresa reconheceu que, em alguns casos, comercializou unidades sem finalizar o registro de incorporação, em posse apenas do pré-registro — irregularidade comum no mercado imobiliário daquele município que, todavia, não indica a existência de golpe. Instada pelo PROCON a implementar uma série de medidas, a BFABBRIANI cumpriu todas elas, dentre as quais a suspensão da divulgação e comercialização de unidades em fase de pré-registro de incorporação e a reabertura do escritório de Itapema, o que restou demonstrado no RELATÓRIO DE GESTÃO ESTRATÉGICA apresentado àquele órgão público em 30 de julho de 2025.
A BFABBRIANI esclarece, neste sentido, que continua atuando com equipe de trabalho no canteiro de obras do empreendimento Villa, que está com 95% concluído e cuja projeção é a entrega das unidades dentro de seis meses. Diversos outros empreendimentos serão iniciados tão logo seja expedido o respectivo alvará de construção e concluído o processo de captação de recursos no mercado de capitais, com lastro na emissão de CRIs, os quais ficarão vinculados às respectivas obras. Enfim, a empresa continua atuando regularmente, inclusive com atendimento ao consumidor, através do e-mail relacionamento@bfabbraini.com.
O grupo BFABBRIANI reafirma todos os seus compromissos junto aos adquirentes de unidades habitacionais e confia que o Poder Judiciário de Santa Catarina garantirá a segurança jurídica necessária à conclusão dos empreendimentos a que se comprometeu.
Imagem: Divulgação/Arquivo