A temporada de eventos de vinho deste ano está chegando ao fim e deixou várias surpresas. Evento em shopping, museu, em loja, no Jockey Clube do Rio de Janeiro. Só evento bom. Uma das surpresas foi descobrir que uma importadora paranaense tem a sua própria marca de vinho.
A importadora MMV, que fica em Curitiba, desenvolveu uma parceria com uma vinícola chilena e colocou no mercado a marca Fortunatus. São sete vinhos, dois brancos e cinco tintos. Já tomei os dois brancos, o Gran Reserva Chardonnay e o Reserva Especial Chardonnay. Dos tintos eu experimente outros dois, o Reserva da Família Cabernet Sauvignon e Gran Reserva Petit Verdot. Gostei de todos e recomendo.
A vinícola chilena parceira da MMV é a Viña Requingua que fica localizada nos Vales de Curicó e Conchagua, famosos por darem bons vinhos. As videiras foram plantadas em 1964, são 60 anos entregando bebida de qualidade. Peguei a última garrafa que eu tinha do tinto Reserva de Família Safra 2017 Cabernet Sauvignon. Estava poderoso e forte. Perfeito para um dia frio com garoa. É um vinho com 14% de teor alcoólico. Na taça ele possui uma cor rubi com violeta, aromas de ameixa, baunilha e chocolate, e na boca os taninos poderosos deixam um gosto de cereja em calda, quase adocicado.
Parabéns à MMV porque achou uma vinícola parceira de grande qualidade e por conta disso consegue colocar no mercado um ótimo vinho com um preço justo. O preço pedido em algumas lojas pode variar entre R$ 430,00 a R$ 355,00. Vale o investimento.
Coloca na Mala
Outra dica desta semana é mais um vinho que veio na mala de viagem. Adega Vila Real Douro Grande Reserva Safra 2020. Um vinho que custa menos de EU$ 10,00 e que entrega muita qualidade por esse preço. É um blend de diversas uvas provenientes de vinhas velhas. Antigamente os produtores portugueses plantavam um pé de cada casta de uva diferente e faziam essa mistura. Os novos produtores preservaram algumas áreas de vinhas velhas exatamente para produzir blends típicos de cada região. É o caso deste vinho que leva entre outras uvas a Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Ele tem 15.5% de teor alcoólico, na taça apresenta uma cor granada, com aromas florais, de frutas silvestres e especiarias, e na boca acidez equilibrada, muita baunilha e tosta depois de passar 18 meses em barricas de carvalho. Um vinho que pede um tempo para respirar ou passar pelo decantei, não dá para abrir a garrafa e ir tomando. Abra a garrafa e conte os minutos para experimentar um excelente vinho português.