Pular para o conteúdo

Operação Maestro: Prefeitura de Garopaba é alvo de investigação por fraude em licitação

maestro

Na manhã desta terça-feira (20), foi deflagrada a Operação Maestro, da Polícia Civil de Santa Catarina, que tem como foco a apuração de crimes contra a administração pública, incluindo fraudes em licitações. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (DECOR/DEIC), com a participação de mais de 100 policiais civis das regiões de Tubarão, Laguna e Criciúma, além da DEIC do Rio Grande do Sul.

Entre os alvos da operação está o prefeito de Garopaba, Junior de Abreu. A Polícia Civil cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, sequestro de valores e outras medidas cautelares em diversos municípios, incluindo Garopaba, Imbituba, Laguna, Palhoça, Forquilhinha, e também em Porto Alegre, capital gaúcha.

Os policiais realizaram buscas em endereços ligados a pessoas físicas e empresas suspeitas de envolvimento no esquema. Além do suporte da Polícia Científica catarinense, que atuou nos setores de informática forense e engenharia forense, a operação foi reforçada com o objetivo de coletar provas que possam elucidar as práticas ilícitas investigadas.

Nota da Prefeitura de Garopaba

Em nota oficial, a Prefeitura de Garopaba informou que está à disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários sobre os fatos investigados. Confira a íntegra da nota:

“O Governo de Garopaba esclarece que a apreensão de documentos ocorrida na manhã desta terça-feira (20), no Paço Municipal, corresponde, de acordo com informações da Procuradoria Geral do Município, à investigação do subsolo do Garopaba Pronto Atendimento, atual Secretaria de Saúde. A Administração Municipal informa que toda a documentação solicitada foi disponibilizada à Polícia Civil de Santa Catarina, através da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Crimes contra o Patrimônio Público (DECOR/DEIC), e que servidores públicos se colocaram à disposição para quaisquer esclarecimentos. A Prefeitura de Garopaba comunica, ainda, que todos os atos referentes à construção e manutenção da obra ocorreram de forma legítima, observando os princípios da legalidade, da moralidade, impessoalidade e publicidade exigidos constitucionalmente. O governo municipal reitera que se mantém à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos”.

Leia outras notícias no HojeSC.